Rodas de conversa estão entre as principais atividades promovidas em Cedro. Cartazes e banners educativos serão afixados por toda a cidade
Combater o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes é fundamental para a sensibilização da sociedade e a proteção do futuro da nossa cidade e do nosso país. A Prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social, em parceria com os profissionais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e demais pastas municipais, realiza nesta semana rodas de conversas e palestras e fará a fixação de banners em vários pontos da cidade.
O material educativo apresenta os sinais de alerta para os pais com relação à mudança de comportamento das crianças e alerta sobre a importância da denúncia de casos de violência e exploração. Um dos principais objetivos da ação é a sensibilização da sociedade para a realização de ações de proteção e denúncias à Justiça. As atividades fazem parte da campanha Maio Laranja, que é o mês de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. O ponto alto das atividades é o 18 de maio Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
A Assistente Social do CREAS no município, Sueywanni Ribeiro, explica o objetivo da campanha. "Esse é o 23º ano da mobilização nacional, promovida pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes, que traz a conscientização da responsabilidade do poder público e da sociedade civil na garantia do atendimento às crianças, adolescentes e suas famílias, por meio da atuação em rede, no sentido de garantir direitos e promover a proteção e a prevenção da violência contra crianças e adolescentes".
Sueywanni Ribeiro apresentou detalhes das ações em Cedro. "A campanha contempla órgãos que compõem a rede socioassistencial, saúde e educação, incluindo CRAS, SCFV, CREAS, Conselho Tutelar, CMDCA, Cadastro Único, Família Cemic. A atuação acontecerá em 3 vertentes, iniciando com roda de conversa nas escolas da sede com pais ou responsáveis pelos alunos, discutindo a prevenção ao abuso sexual. O segundo eixo será a colocação de cartazes em pontos estratégicos da cidade. A terceira vertente atuará na fixação de banner da campanha nos CRAS, CREAS, Serviço de Convivência, Conselho Tutelar, Cadastro Único, Hospital e Delegacia de Polícia, para fortalecer a prevenção e o atendimento a possíveis vítimas".
Confira as rodas de conversas já agendadas!
17/05 - CEI Maria Marilene Alves Diniz
18/05 - CEI Rosalina Otaviano Dias
23/05 - E.M.E.F. Antonieta Jucá Marques
23/05 - E.M.E.I.F. Araken Sedrim De Aguiar