Bateria de bloqueio foi acionada após caso suspeito de dengue e chikungunya
A prevenção é sempre o melhor remédio. E tratando-se das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, antecipar-se para que o pior não aconteça é ainda mais importante. A Prefeitura está realizando ação preventiva nos bairros Alto do Padeiro e Caldeirão (Açude Novo) por conta de um caso suspeito de contaminação. As investigações apontam que se trata de um caso contraído fora de Cedro, mas, para evitar possível contaminação de outras pessoas, a gestão iniciou o bloqueio preventivo de possíveis transmissões.
De acordo com a Coordenação de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Cedro, o município, até o fechamento desta matéria, contava com apenas três casos confirmados de chikungunya e um caso de dengue. Não foi registrado caso de zika.
O Agente de Combate Endemias Késio Paulo fala sobre o trabalho preventivo da Prefeitura e como cada cedrense pode contribuir para evitar as arboviroses. "Esse trabalho vai acontecer durante três semanas seguidas e serve para evitar que a doença, caso seja confirmada, se espalhe pelo município. Ao que tudo indica, a contaminação ocorreu fora de Cedro, mas, independente da confirmação do caso, a população precisa ter cuidado com a água limpa, mantendo potes, tambores e outras vasilhas cobertas, além de olhar a caixa d'água para manter o local limpo e seguro".