Órgão atua em parceria com o poder público para levar água tratada e de qualidade para as comunidades
Levar conhecimento para melhorar a vida da população cearense é uma das atribuições do Sistema Integrado de Saneamento Rural (SISAR). Como parte das ações nesse sentido, foi promovido na quinta-feira (11/05) encontro de capacitação para presidentes de associações e operadores de abastecimentos de água. O encontro reuniu representantes de Cedro, Lavras da Mangabeira, Aurora, Granjeiro e Baixio. O objetivo foi apresentar tecnologias e informações para capacitar as ações em campo junto às comunidades rurais.
Representando o prefeito Joãozinho de Titico, a vice-prefeita Ana Nilma falou sobre a importante parceria com o SISAR. "Nosso município investe muito nesta parceria, visando à melhor qualidade de vida das nossas famílias. Hoje, os presidentes de associações têm essa grande oportunidade de adquirir mais conhecimento por meio do treinamento que aproxima operadores e gestores. Sabemos da importância da água tratada. Gratidão ao amigo Celso de Bia, por essa exitosa parceria conosco e com o povo de Cedro".
O presidente do SISAR, Celso de Bia, falou sobre o evento e as parcerias. "Pela primeira vez, o SISAR está treinando presidentes e operadores no mesmo recinto, com material pedagógico bem trabalhado que contém a teoria e a prática de como tratar a água para termos acesso à água de qualidade. Cedro é referência porque a gestão municipal sempre é solícita e parceira nas demandas, assim como os órgãos governamentais Cagece, Cogerh, SEMA e SDA, que são parceiros no abastecimento da água rural".
Celso de Bia pontuou sobre a atuação do SISAR em parceria com o município. "Em Cedro temos um convênio com muitas obras, faltando apenas a comunidade de Lages, na Várzea da Conceição. Além disso, já conversei com o prefeito Joãozinho para que possamos dar um salto de qualidade e de quantidade também para o distrito de Candeias. Temos uma demanda deste distrito e temos o compromisso firmado para atender as comunidades com sistemas de abastecimento da água rural".
Com a palavra, as associações beneficiadas
"Somos filiados desde 2012, antes tínhamos outro sistema, mas o substituímos pelo do SISAR, que nos deu sustentabilidade e apoio com a água tratada. Hoje recebemos essa importantíssima capacitação para fortalecer o conhecimento dos presidentes e dos operadores, fortalecendo o sistema." - Antônio de Souza - presidente de Associação Comunitária no distrito Vale do São Miguel,
"Eu gosto de acompanhar as reuniões do SISAR, seja aqui ou em outra cidade como o Juazeiro. Eu sempre vou para me manter informado. O que está sendo passado hoje é aquilo que eu já atuo como operador e como presidente. Mas é sempre bom participar de treinamentos porque sempre aparecem coisas novas para aprender, por isso não quero perder nenhum detalhe e ficar bem informado." Raimundo Duarte - presidente da Associação Comunitária da Morada Nova.
O que é SISAR?
O Sisar nasceu em 1996, em Sobral. Seu crescimento e atuação tornaram-se tão importantes para o estado, que a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) criou a Gerência de Saneamento Rural (Gesar), em 1999, para lidar com as pautas do sistema e demais assuntos relacionados com o saneamento básico na zona rural. O SISAR também foi um dos principais vetores de implementação do Projeto São José no interior do estado; seu sucesso fez com que, a partir de 2001, o modelo de gestão passasse a ser replicado em outras regiões do Ceará.