Foi na EMEF Francisca de Jesus Cavalcanti; participaram alunos de Licenciatura em Matemática do Instituto, com aulas para as turmas de 6º e 7º anos.
Foto: Cilene Nogueira
A diretora Cilene Nogueira destaca a importância e os bons frutos da parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará | Campus Cedro e a Prefeitura Municipal. "Foi uma experiência gratificante, iniciada em 2022. Em março foi finalizada a primeira turma. Participamos do Edital de Seleção para participarmos do Programa Residência Pedagógica, uma atividade de formação realizada pelos discentes de Licenciatura de Matemática do IFCE, para atuação na nossa Escola Francisca Jesus Cavalcante".
Cilene explica que a Francisca de Jesus é a única do município que foi selecionada. E contou da alegria da Residência Pedagógica. "Tudo que nos chega para fortalecer a aprendizagem dos alunos, contribuindo com a aprendizagem deles, é bem-vindo. Estamos sempre abertos para fazer essa acolhida. Estamos recebendo agora uma segunda turma, que será finalizada em setembro ou outubro. Os alunos do IFCE estão trabalhando nas salas de 6º e 7º ano, tendo à o professor Laércio, da disciplina de Matemática. As melhores jornadas da vida são aquelas que nos enriquecem por dentro. Os alunos da Residência Pedagógica estão trazendo as melhores jornadas".
A diretora da EMEF Francisca de Jesus Cavalcanti também agradece aos profissionais do IFCE Campus Cedro e destaca que o Programa é parte significativa nos resultados positivos da escola. "Nosso reconhecimento ao Instituto, na pessoa do professor Francisco José, orientador do Programa. Ele tem conduzido a ação muito bem. O Residência Pedagógica fortalece a nossa prática, contribuindo com a educação dos estudantes de Cedro".
O diretor-geral do campus do Cedro, Gleydson Lima, salienta que mais residências de cursos do IFCE estarão disponíveis em breve. "Trata-se de um Programa de formação que atua diretamente nas escolas, da seguinte forma: os estudantes do Campus vão às escolas do município realizar atividades de formação junto a professores e estudantes. A integração dos nossos estudantes com as escolas é válida, porque os alunos do município ganham formação para serem futuros professores. Atuamos com projetos e ações, aulas de reforço e várias programações. A partir de maio mais escolas receberão o Programa de Formação em Docência, contribuindo com os estudantes para que sejam futuros professores".
Mais informações no site: https://ifce.edu.br/cedro.