13-ABR-2023

Jovens do NUCA e SCFV participam de palestra sobre IST's e prevenção à gravidez na adolescência

Temas foram debatidos durante encontro promovido por estagiários do curso de enfermagem da UniVs

#SCFV POR MACIEL BEZERRA 13 DE ABRIL DE 2023

Abordar com os jovens temas sensíveis e importantes como Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e gravidez na adolescência é parte fundamental das ações de promoção ao bem-estar do povo cedrense. Estagiários do curso de Enfermagem do Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS) promoveram na quinta-feira (13/04) encontro com adolescentes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

As IST's

As IST's são causadas por vírus, bactérias e outros microorganismos transmitidas, principalmente, pelo contato sexual. As principais infecções são a Herpes Genital, HPV, Sífilis, HTLV e Trichome Miíase. Os sintomas podem se manifestar por meio de feridas, corrimentos ou verrugas; os sintomas são dor pélvica, ardência ao urinar e lesões de pele.

Carlos Eduardo que é um dos participantes do NUCA-CEDRO comentou sobre as informações repassadas na palestra. "Essas doenças são muito sérias, porque são bastante contagiosas. Se você teve relações sexuais com alguém e está em dúvida sobre uma contaminação é só procurar o posto de saúde, lá estão disponíveis exames para HIV, hepatite A, B e C, além dos exames para diabetes. São exames rápidos, gratuitos e seguros e o resultado sai na hora".

Gravidez na adolescência

O acesso à informação é fundamental para prevenir a gravidez na adolescência. Dados de 2019 mostram que houve redução no número de adolescentes grávidas nas últimas décadas, mesmo assim, cerca de 20% das gestações são de adolescentes e, destas, 66% afirmam que não engravidaram intencionalmente. A gravidez na adolescência impacta inclusive na educação, aumentando os índices de evasão escolar.

Carlos Eduardo também falou sobre os conhecimentos adquiridos para evitar a gravidez na adolescência. "A gravidez na adolescência tem consequências para a saúde física e mental, educação, vida profissional e autonomia na fase adulta. O tema deve ser encarado com sensibilidade e empatia, pois é de alto risco e pode gerar problemas de saúde como hipertensão, anemia e, em alguns casos aumenta o risco de vida. Reforço que o uso da camisinha ajuda a evitar a gravidez, mas também a transmissão por IST's".

Sobre o NUCA

O Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) é um grupo que atende jovens de 12 a 18 anos com reuniões mensais para tratar de temas relevantes que envolvam a juventude e os adolescentes. Os interessados em participar podem procurar o Claudinho, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV); a Ana Paula, na Secretaria de Assistência Social, ou acessar o instagram @nucacedro

Prazo para vacinação contra a Febre Aftosa termina dia 30 de abril

A declaração da vacinação deve ser realizada até o dia 15 de maio