Reservatório foi o 5º a atingir a capacidade máxima na Bacia do Salgado e o 45º do Ceará, em 2023
Foto: Marciel Bezerra
O abençoado líquido concedido por Deus para a vida já está vertendo no sangradouro do Ubaldinho, de forma perene e chegando às comunidades. É uma excelente notícia para o homem e a mulher do campo e da cidade. A capacidade máxima do reservatório foi alcançada no final da tarde da quarta-feira (29/03), e assim o nosso Ubaldinho foi o 45ª açude a sangrar no estado do Ceará.
De acordo com a Companhia de Gestão e Recursos Hídricos (Cogerh), cinco reservatórios que compõe a Bacia do Salgado já alcançaram sua sangria em 2023: Cachoeira (Aurora), Junco (Granjeiro), Olho D´água (Várzea Alegre), Rosário (Lavras da Mangabeira) e Ubaldinho (Cedro).
Contudo, é preciso cuidado. O gerente regional da Cogerh na Bacia do Salgado, Alberto Medeiros, faz alerta à população, no sentido de evitar acidentes ao tomar banho no sangradouro. "A sangria começou na tarde de ontem, por volta das 17h40, e na manhã desta quinta-feira (30/3) a lâmina de água no vertedouro era de 8 cm. Ressalto que a população não deve fazer uso da água do sangradouro para banho, pois o risco é muito alto e a correnteza, com muita força, pode arrastar as pessoas e causar danos irreparáveis à vida do cidadão".
Liberação das águas!
Uma ação para distribuir água às comunidades no entorno do riacho São Miguel e evitar situações de alagamento com a chegada do período chuvoso foi solicitada, no ano passado, pela Prefeitura de Cedro e pelo Sistema Integrado de Saneamento Rural (SISAR) junto a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH). As comportas abertas em 2022 foram fechadas no dia 30 de janeiro deste ano, encerrando a distribuição. Ao todo, eram liberados 300 litros de água por segundo.
Atualmente, o Açude Ubaldinho está com 42,14 milhões de m³, o que corresponde a 100% de sua capacidade máxima.