Ao todo, 153 alunos que voltaram à sala de aula através de ações do programa
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Manter as crianças, adolescentes e jovens em idade escolar na sala de aula é trabalho demais importante, realizado a muitas mãos. Em Cedro, a Prefeitura Municipal mantém o Programa Busca Ativa Escolar, que ultrapassou, em março deste ano, a meta de rematrículas estabelecidas pelo Selo Unicef até o ano de 2024.
A secretária de Educação Regina Cavalcante fala sobre a determinante ação. "É um trabalho que considero fundamental, feito por diversos profissionais. Consiste em ações direcionadas à volta e permanência dos alunos na escola. Os alunos são acompanhados através de ferramentas tecnológicas de fácil acesso, capazes de armazenar dados e informações importantes que possibilitam verificar a evolução deles. Em 2021, estabelecemos uma meta de 14 alunos até o ano de 2024, e nós conseguimos fazer a rematrícula de 153. Batemos a meta antes do tempo!"
Regina Cavalcante agradeceu a todos os envolvidos pela conquista. "Parabenizo a equipe do Busca Ativa Escolar, que desenvolve um excelente trabalho na busca desses meninos. Gratidão ao prefeito Joãozinho de Titico e à vice-prefeita Ana Nilma, que oferecem o suporte para que esse trabalho seja desenvolvido com eficiência e eficácia. Parabéns aos diretores, coordenadores, professores e as famílias que atuam também na busca destas crianças e jovens".
O que é Busca Ativa Escolar?
O slogan do Programa é "Fora da Escola Não Pode". A Busca Ativa Escolar se refere às ações de identificação, localização e resgate de estudantes em situação de evasão e abandono escolar. A intenção é apoiar governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão, com dados concretos que possibilitam planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos de meninas e meninos.
A Busca Ativa Escolar reúne representantes de diferentes áreas - educação, saúde, assistência social e planejamento, fortalecendo a rede de proteção. Cada secretaria e profissional tem um papel específico, desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola, ao risco de abandono e até a tomada das providências necessárias para o seu atendimento nos diversos serviços públicos, incluindo a rematrícula e sua permanência na escola.