Lista está disponível no site www.cedro.ce.gov.br.
Foto: Marciel Bezerra
O coordenador do Setor do Cadastro Único (CadÚnico) Marcelo Martins trata do assunto, chamando a atenção dos inscritos: está em andamento o processo de ação de qualificação do Cadastro Único de 2023, disciplinado pela Instrução Normativa Conjunta No 2, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e demais órgãos, englobando três processos:
- Averiguação Cadastral de Renda, com a comparação entre a renda declarada pela família para o Cadastro Único e a renda contida em outras bases de dados do Governo Federal, para identificação e tratamento de divergências;
- Revisão Cadastral, que trata dos registros desatualizados, ou seja, atualizados pela última vez há mais de dois anos;
- Averiguação Cadastral Unipessoal, por meio do qual são selecionados os registros unipessoais, ou seja, aqueles em que somente uma pessoa está cadastrada
-para verificação da composição familiar.
A recomendação é que às famílias com dados pendentes ou divergentes procurem a unidade do Cadastro Único e atualizem seus cadastros para tratamento. "Nesse primeiro instante, disponibilizamos três listas; a primeira, que vem na cor amarela, trata das famílias em averiguação por renda familiar; a segunda, a lista branca, é referente a cadastros desatualizados - a revisão cadastral; a terceira, na cor verde, é a averiguação cadastral unipessoal, será publicada assim tão logo tenhamos as devidas orientações para o tratamento desses cadastros".
Marcelo esclarece ainda que o cidadão poderá acessar a lista pelo site www.cedro.ce.gov.br, ou procurar a Unidade do Cadastro Único, localizada próximo à Secretaria de Saúde, à Garagem Municipal ou a Detran. Os horários de atendimento são: de 7h às 11h e de 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. "Estamos à disposição para tratar desses procedimentos".
Em síntese, confira a diferença entre Averiguação Cadastral e Revisão Cadastral
A Revisão Cadastral tem como objetivo garantir a atualização dos dados do Cadastro Único pelas famílias que estão com os cadastros desatualizados, ou seja, que estão há mais de dois anos sem atualizar os dados.
A Averiguação Cadastral é um processo de verificação das informações registradas no Cadastro Único, por meio da comparação dos dados declarados pelas famílias com outros registros administrativos do governo federal, a fim de identificar possíveis inconsistências, principalmente quanto à renda dos integrantes da família.