Serão disponibilizadas, nesta primeira etapa, 1.000 horas de trator para homens e mulheres do campo
Nesta terra tudo o que se planta dá, mas, para o crescimento saudável das plantações, é preciso, além da graça de Deus e das chuvas, do trabalho dos homens e mulheres do campo. Para apoiar os produtores rurais, a Prefeitura de Cedro lançou na quinta-feira (02/03) o Programa Terra Para Plantar, que oferecerá aração, mais conhecida como "corte de terra", em diversas comunidades rurais.
O evento contou com a presença do prefeito Joãozinho de Titico; do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cedro, Geraldo Leonardo; do presidente da Liga das Associações, Celso de Bia, de presidentes de associações e outras autoridades. O programa contemplará os sete distritos de Cedro, apoiando o homem do campo e promovendo avanços na agricultura familiar. A aração é fundamental no processo do plantio, à medida que favorece a oxigenação do solo e potencializa o crescimento saudável das sementes.
Feliz da vida com o novo programa, o prefeito de Cedro conversou com presidentes de associações na sede da Secretaria de Agricultura. "Planejamos essa ação e lançamos o Programa que vai destinar, nessa primeira etapa, mil horas de trator para os produtores rurais, em parceria com as associações comunitárias e sindicatos do município. Essa ação é um apoio importante para que os produtores permaneçam nas suas propriedades e colaborem com a economia e com o fortalecimento da agricultura cedrense".
O secretário de Agricultura Manoel Bezerra traz os detalhes sobre o cadastro do programa. "O corte de terra é o preparo do solo para o plantio com mais qualidade, melhorando a produtividade. Faremos um calendário de cadastro dos agricultores para que eles consigam o trator para cortar sua terra. Os interessados devem procurar a sua associação e a Secretaria de Agricultura. Agradeço ao prefeito Joãozinho de Titico pela oportunidade de trabalhar esse projeto tão importante para os nossos agricultores".
Com a palavra, os homens e as mulheres do campo de Cedro
"Para nós é muito importante levar esse benefpicio para a nossa comunidade, é uma oportunidade que o prefeito está dando aos agricultores, porque não é fácil uma hora de trator. Hoje, está difícil encontrar pessoas para trabalharem no dia a dia, nas diárias. Agradeço o trabalho do prefeito, do secretário e de sua equipe, cujos esforços são sempre visando às comunidades, aos agricultores. É muito satisfatório destacar com gratidão o que o prefeito está fazendo conosco".
Marlene Formiga - Presidente da Associação da comunidade de Zé Raimundo
"Fiquei muito feliz porque a gente já foi procurada a respeito desses cortes de terra e aguardamos o cadastro no sindicato. Somos quatro sítios em uma associação. Por isso, a gente agradece ao prefeito e à vice-prefeita, eles sempre estão presentes, juntamente com a gente, e vai dar tudo certo."
Roseli Castro - vice-presidente da Associação Comunitária do Manoel Alexandre I
"Será um grande benefício, que mostra a parceria das associações com a prefeitura, com a Secretaria de Agricultura Municipal. Meu recado a todos os agricultores é que não desvalorizem as associações, busquem as associações, a Ematerce, o sindicato. Esses órgãos levam conquistas para a gente. A mensagem é não abandonarmos as nossas terras."
Adão, da comunidade de Teiú, distrito de Várzea da Conceição
"Essa é uma boa iniciativa para ajudar os agricultores no corte de terra, é muito bom para todos os agricultores e agricultoras do município, já que nem todos têm condições de pagar um corte de terra pra trabalhar"
Apoliana Silva - distrito Vale do São Miguel.