Foco da ação é levar conhecimento para as gestantes cedrenses
O leite materno é o primeiro alimento para o ser humano e além de proteger as crianças contra diversas doenças traz benefícios à saúde da mulher, reduzindo a chance de desenvolvimento de câncer de mama e outros. O projeto GestAção é iniciativa da gestão municipal para ampliar as ações de apoio às gestantes que participam do pré-natal. As atividades com as futuras mamães foram iniciadas na quinta-feira (23/02) no consultório da mulher.
A Secretária de Saúde Norma Marques explica como funciona o GestAção. "É difícil para muitas mães a amamentação, pode ser doloroso e muitas vezes a mãe desiste de amamentar. Os profissionais da saúde em Cedro já orientam durante o pré-natal, porém, o projeto propõe ações paralelas para fortalecer essa ação. A consultora em amamentação, enfermeira Camila Diniz, levará neste primeiro momento seu conhecimento para as gestantes do terceiro quadrimestre, que já estão perto de ter o bebê, mostrando as vantagens da amamentação. Uma ação que conta com apoio total do prefeito Joãozinho que não tem medido esforços para abraçar as ações da saúde".
A Enfermeira Kamyla Diniz fala sobre a importância do projeto. "Teremos ações voltadas, de forma permanente, para gestantes. Iniciamos com o curso prático sobre amamentação, para as gestantes que estão no terceiro trimestre e que dará direito a comprovante de participação. Outras ações serão realizadas e pedimos que não deixem essas oportunidades passarem, pois são momentos únicos e importantes que ajudam a sanar dúvidas. Deixo meus parabéns a secretária de saúde Norma Marques pela iniciativa".