Foram realizados testes rápidos, distribuídos preservativos e repassadas informações importantes sobre cuidados no trânsito
Foto: Marcos Rodrigues
Chegou o carnaval e a gestão municipal cumpre seu papel de orientar e prevenir a população para que a festa ocorra com toda tranqüilidade e segurança. Na paz! Na manhã da sexta-feira (17/02) a Prefeitura promoveu na praça Nilo Viana Diniz (Matriz) uma blitz educativa que reuniu equipes da atenção à saúde e segurança no trânsito. O foco da ação foi alertar condutores, motociclistas, ciclistas e população em geral para questões de segurança no trânsito durante a folia, além de cuidados com a saúde.
A secretária de Saúde Norma Marques falou sobre as ações da sua pasta no período momino. "Fizemos a blitz educativa juntamente com o Demutran, entregando preservativos, realizando testes rápidos para hepatite, HIV, sífilis, doenças silenciosas e que precisam de prevenção, principalmente em feriados como o do carnaval. Também alertamos sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar os acidentes de trânsito; sabemos da gravidade das sequelas de um acidente, principalmente por consumo de álcool. Curtam o carnaval, mas tenham consciência de se preservar, de cuidar da sua saúde e da saúde das outras pessoas também".
A diretora do Demutran Hyldayane Diniz contou como a ação foi realizada. "A exitosa parceria da Secretaria de Saúde com o SAMU contou com distribuição de panfletos, preservativos e orientações sobre uso consciente do capacete, cinto de segurança e sobre a relação álcool/direção, com o objetivo de proteger todo mundo nesse carnaval. Gratidão aos cedrenses que passaram pela blitz, pelo apoio da população e de todos os que fizeram parte deste momento".
O Agente do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) Magno Lima destaca os cuidados para o feriado prolongado. "Muita gente viajando e a blitz educativa, com a Secretaria de Saúde buscou chamar a atenção dos condutores para tomar os devidos cuidados durante os dias de festa. Condutores de moto, usem o capacete. E se beberem, não dirijam, evitem o excesso de velocidade, obedeçam a sinalização. Respeitam a vida, que é o principal enrefo da festa".