Cerimônia aconteceu no Palácio da Abolição, em Fortaleza, com a presença do Governador do Ceará, Elmano de Freitas, entre outras personalidades
Garantir as melhores condições para homens e mulheres do campo de Cedro inclui a participação financeira da gestão municipal no Programa Garantia Safra. Em solenidade no Palácio da Abolição, em Fortaleza, comandada pelo governador Elmano de Freitas, o prefeito Joãozinho de Titico assinou termo de adesão ao programa que garante recursos aos agricultores em caso de perca de mais de 50% da safra.
A Prefeitura de Cedro informa que dezenas de agricultores familiares inscritos no Programa Garantia Safra (2022/2023) ainda não retiraram o boleto para pagamento da sua parte na aquisição do seguro. A data-limite para pagamento era até a última quinta-feira (09/02), mas o prazo foi prorrogado até 15 de fevereiro de 2023.
Joãozinho de Titico comentou sobre a importância do seguro. "Realizamos nosso trabalho no município, entregando os boletos aos produtores. Agradeço ao CMDS, ao presidente Celso de Bia, aos sindicatos e a Ematerce. Esperamos que Deus nos conceda um bom inverno, mas, se for necessário acionar o Garantia Safra, estamos aptos, já fazendo o nosso aporte financeiro para garantir que o homem e mulher do campo permaneçam nas suas propriedades, produzindo, e no convívio com as suas comunidades".
O governador Elmano de Freitas destacou que o seguro é fundamental para enfrentar anos de seca. "Temos que saber conviver com a seca. Se Deus quiser, teremos um excelente inverno no Ceará esse ano, mas, sabemos que enfrentaremos, lá na frente, anos de seca e temos que nos organizar para soa impactos negativos sejam menores. Estamos ouvindo dos mais experientes que o inverno será bom, mas, mesmo que não usemos o seguro esse ano, poderemos fazer uso nos anos seguintes. Agora é contribuirmos para que o fundo garantidor tenha recursos no futuro".
O secretário de Agricultura Manoel Bezerra destaca a atuação da gestão e a participação dos governos federal, estadual e dos agricultores. "Muito importante esse termo que vai garantir aos agricultores aquele seguro caso nossas perdas da safra forem superiores a 50%. Agradeço ao governador e ao prefeito Joãozinho de Titico por este momento, porque o seguro é um compartilhamento que conta com a participação do agricultor, do município, do Governo do Estado e do Governo Federal".