Prevenção, arboviroses, vacinação e censo acerca do tracoma são as primeiras atividades a serem executadas nesse início de ano
Foto: Marcos Rodrigues
Quando as ações são bem planejadas a possibilidade de êxito é sempre maior. O Programa Saúde na Escola (PSE) realizou, durante esta semana, o seu planejamento, que envolve atividades da área da saúde e educação, buscando implementar atividades para mobilizar estudantes em diversas ações e campanhas.
O coordenador do PSE, Francedilson Lima, falou sobre as principais ações para o início de 2023. "Nesse primeiro momento vamos abordar os três principais temas: prevenção, arboviroses e a vacinação da covid-19. Iniciaremos o trabalho nas escolas com o tema "Carnaval com prevenção é seguro", que será abordado em parceria do programa Saúde na Escola, Secretaria de Educação e CREAS. Durante o ano, desenvolveremos várias outras ações, em conjunto com campanhas nacionais, estaduais e municipais".
Francedilson também trouxe informações do censo sobre o tracoma. "Os alunos matriculados, de um a nove anos de idade, participam do Censo do Tracoma 2023. Estamos recolhendo dados desse censo para envio ao Governo do Estado".
O que é o tracoma?
Trata-se uma afecção inflamatória crônica da conjuntiva e da córnea, uma ceratoconjuntivite crônica recidivante que, em decorrência de infecções repetidas, leva a cicatrizes na conjuntiva palpebral. Com o tempo, as cicatrizes podem se retrair e provocar lesões que provocam o atrito da pálpebra e dos cílios com a córnea. Em casos mais graves, há lesões corneanas importantes que podem resultar em cegueira.