Solenidade de entrega de diplomas às concludentes teve a presença do prefeito Joãozinho de Titico, que congratulou as alunas e destacou o "belo trabalho" da equipe do SENAC
Pessoal qualificado dá agilidade à execução de tarefas, contribui com a multiplicação de conhecimentos, propõe soluções para problemas decorrentes dos processos desenhados. Ou seja, profissional capacitado vale o investimento feito. Assim aconteceu com mulheres do distrito de Candeias, que foram diplomadas pelo Centro de Educação Profissional Ivens Dias Branco nos cursos "Básico de costura" e Costura de malharia" na tarde de terça-feira (31/1). No encerramento dos cursos foram expostas roupas produzidas pelas participantes; depoimentos emocionados marcaram o evento.
Durante sua fala, a aluna Jocilene Gonçalves, moradora do local, relatou a felicidade de aprender a costurar e agradeceu ao prefeito Joãozinho, à equipe do Senac, à turma e "à professora maravilhosa". "Eu não tinha experiência alguma com máquina e hoje posso me considerar uma costureira, graças ao Senac, por ter contratado essa belíssima pessoa que é a Celeste. Em meu nome e em nome de toda a turma, digo que foi um curso muito proveitoso. Todas tínhamos o mesmo interesse de aprender; aprendemos o suficiente, até que venha um próximo curso. Para as colegas da comunidade foi tudo muito bom, foi perfeito".
O prefeito Joãozinho de Titico enalteceu o empenho das alunas participantes da capacitação e relembrou a história de costureiras que fizeram história no distrito. E já anunciou que mais dois cursos serão ofertados na comunidade. "Destaco a grande parceria com o Senac, os equipamentos disponibilizados. Por isso, aguardem que em breve teremos aqui mais dois cursos, dirigidos a quem realmente deseja se qualificar. A participação e o aprendizado de vocês é que nos estimula a mais e mais lutar por um empreendedorismo forte no nosso município. Aqui do Jacu, que é um sangue só, já acompanhamos costureiras que saíram, sem nenhuma técnica, só com o que tinham na mente, e ajudaram tia Lourdes a dar o brilho em festas como a do Chitão e do padroeiro São João Batista. A procura por curso de costura, graças a Deus, voltou".
Ao longo do ano, a gestão municipal tem levado mais capacitação para a zona rural. O objetivo é qualificar e apoiar os empreendedores e as empreendedoras e, assim, todos poderem comparecer às feiras dos distritos de forma mais competitiva, na perspectiva de melhorar a renda familiar e movimentar ainda mais a economia local.