Município é 1º lugar na ADS Icó, e está entre os 20 melhores do Ceará e entre os 200 melhores do Brasil
Foto: Arquivo Prefeitura de Cedro
A mensuração dos resultados da saúde é fundamental para compreender a eficiência da gestão municipal nesta área. Um destes índices é o Programa Previne Brasil, que verifica as ações da Atenção Básica. Os dados divulgados pelo Ministério da Saúde e apresentados na sexta-feira (27/01) em Fortaleza mostram que a saúde de Cedro avançou em 2022.
A nota do município, no último quadrimestre de 2022, ficou em 9,94 e, com a pontuação, está ranqueado entre os 200 melhores do país em um total de 5568 cidades, ocupando o 20º lugar no Ceará, dentro os 184 municípios do estado. Cedro ocupa a 1ª posição entre todas as 8 cidades da Área Descentralizada de Saúde (ADS Icó).
A Secretária de Saúde Norma Marques destaca o bom desempenho local. "O resultado nos dá mais ânimo e coragem para continuar trabalhando, buscando qualidade. Através destes números verificamos que o trabalho está chegando na população com ações como o pré-natal, exames, testes rápidos, busca ativa, consultas odontológicas para as gestantes, vacinação para as crianças, atendimentos especializados para a mulher com o consultório da mulher e a oferta dos exames citopatologicos, além dos atendimentos para hipertensos e diabéticos".
Norma Marques parabeniza os profissionais da Saúde e a gestão pelos resultados. "Temos logísticas e estratégias montadas pela gestão, com a participação dos técnicos da Secretaria e aplicadas pelas equipes de Saúde da Família, com vacinação, busca ativa das crianças e gestantes. Temos a participação dos enfermeiros e todos os que realizam atendimentos, desde os auxiliares de serviços gerais até os médicos especializados, todos compreendendo o processo, isso gera o resultado. Gratidão ao prefeito Joãozinho que tem apoiado a realização de todas as estratégias".