Presidentes de associações estão recebendo as sementes para distribuição nas comunidades
Entrega simbólica aos presidentes de associações na Ematerce. Foto: Marciel Bezerra
Incentivar o homem do campo é um trabalho constante da gestão municipal. Com a parceria do Governo do Estado, foi iniciada a distribuição das sementes do Programa Hora de Plantar. Ao todo, 18.500 kg de milho e 850 kg de sorgo forrageiro serão destinados a quase dois mil agricultores. As sementes chegaram na sexta-feira (21/01), e a distribuição se iniciou na manhã da segunda-feira (23/01).
O prefeito Joãozinho de Titico enalteceu o trabalho dos presidentes de associações. "Quero agradecer a vocês que representam boa parcela dos agricultores, ao trabalho do Zé André, gerente da Ematerce, que é a nossa ligação para ajustar a logística da entrega por meio das associações e assim evitar tumultos. Todos querem receber a sua semente e plantar. Choveu, então o pessoal já entende que tem que fazer a plantação. A distribuição através das associações faz chegar mais rápido aos produtores. Agradeço ao Governo do Estado, à Secretaria de Desenvolvimento Agrário, à Ematerce e a todos os parceiros".
O secretário de Agricultura Manoel Bezerra destacou a parceria entre Prefeitura e Governo do Ceará. "O governo do Ceará, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, sempre se preocupou com a distribuição da semente e com vários projetos como o Seguro Safra, irrigação, peixeamento e tantos outros voltados ao agricultor. E o mais importante é que as sementes chegam lá na ponta. Pela agilização dessa entrega de sementes, gratidão".
O Gerente do Escritório da Ematerce em Cedro José André falou sobre a logística da distribuição. "Iniciamos com a Sede e Candeias, atendendo esses produtores, pois tivemos boas chuvas e o solo já tem umidade suficiente para receber as sementes. Para facilitar a distribuição, atendemos por associação. Reunimos os presidentes de associações, que fazem o contato com os produtores, preenchendo os formulários que retornam pra gente, verificamos os dados e, quando as sementes chegam, chamamos novamente os presidentes e entregamos a eles a lista com as sementes, para que concluam a distribuição em uma reunião pública".
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cedro, Geraldo Leonardo, falou sobre a importância da ação. "Muitas vezes o inverno começa cedo e é bom quando se distribui agora, para que a gente possa plantar. Agradeço ao prefeito que fez o trabalho para essa semente chegar o mais rápido possível e ao companheiro Zé André, que dá uma força muito grande. Vamos esperar um bom inverno".
O presidente da Associação Comunitária do sítio São Vicente, Antônio Borges, falou sobre as sementes. "Chegaram na hora certa, pra todo mundo, porque as terras estão prontas. A gente vai aplicar porque é uma semente muito boa e, com certeza, teremos uma produção boa. E esse ano eles fizeram uma boa organização, porque juntava muita gente e agora não tem mais isso, vem só os presidentes e a gente leva pra distribuir na comunidade".