Ação é resultado da parceria da prefeitura municipal com a Universidade Federal de Minas Gerais
Prevenir é o melhor remédio, por isto, a Prefeitura implantou em 2022 o projeto-piloto "Saúde Mais Perto do Coração" que atualmente beneficia cerca de 90 moradores dos territórios da Unidade Básica de Saúde Pega Avoante. Na terça-feira (10/01) mais uma ação exitosa foi registrada, as teleconsultas com especialistas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Os Agentes Comunitários de Saúde realizaram o pré-cadastro e a equipe realizou avaliações de risco cardiovascular. Entre os serviços ofertados pelo projeto estão: aferição da pressão arterial, peso, coleta dos exames laboratoriais como glicemia e colesterol, aferição da circunferência abdominal. Com os resultados, o risco cardiovascular foi estratificado e cada paciente passou a contar com o monitoramento e acompanhamento abrangente e integral, buscando garantir mais qualidade de vida.
A gestora da saúde Norma Marques traz os detalhes do projeto. "Esse é um projeto piloto, iniciado no Pega Avoante, com duas áreas do bairro. O objetivo é ampliar para outras áreas. Essa ação avalia e estratifica em alto, médio e baixo o risco vascular de hipertensos, diabéticos ou pessoas que possuam as duas comorbidades. Cada grupo recebe uma estratégia e acompanhamento específico, de acordo com a necessidade".
Norma também fala da parceria com a UFMG para as teleconsultas. "As pessoas que têm risco muito alto estão passando por teleconsultas com especialistas, elas já estiveram com o médico da unidade de saúde e agora terão teleconsultas com endocrinologistas e cardiologistas, por meio de parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais. A Secretaria de saúde adquiriu um aparelho para este fim e realizamos duas teleconsultas na terça-feira, dia 10, com o acompanhamento da enfermeira Letícia Torres, tudo isto para cuidar da nossa gente, evitando adoecimento por AVC, infarto, amputação de membros e outras complicações de saúde".