Chegado os últimos dias de 2022, a natureza do nosso querido rincão agradece as ações da gestão do prefeito Joãozinho de Titico.
Foto: Marciel Bezerra
Um ano de ações voltadas à educação ambiental e a distribuição adequada dos recursos naturais do município.
A prefeitura de Cedro continua prestando contas das ações do ano que está se encerrando. Na área ambiental, comemoramos o florescimento de políticas ambientais robustas, além disto, a gestão atuou junto às comunidades na preservação e correta distribuição de recursos naturais, principalmente da água, líquido tão precioso e de fundamental importância para a vida da nossa gente.
O cuidar do meio ambiente, com a promoção da conscientização da população, foi determinante para o trabalho na área do meio ambiente, no ano que hora finda. Uma das principais ações ocorreu junto ao programa Jovens Agentes Ambientais (AJA), parceria da Prefeitura com o Governo do Estado, para que jovens cedrenses participem de atividades ligadas ao meio ambiente, entre elas, o plantio de árvores, distribuição de mudas, realização de palestras, além de uma exposição no Centro Social Urbano (CSU).
Outra importante ação ligada ao meio ambiente são as obras de universalização do abastecimento de água de qualidade no município. Por meio de parceria com o SISAR, a gestão iniciou diversas obras de perfuração de poços profundos, construção e ampliação de sistemas de abastecimento para dezenas de comunidades rurais que ainda não possuíam água tratada em suas residências. Sítio Córrego, Palhano Velho, Sítio Campinas, Mamoeiro, Angicos I e II, Serraria, Beliza, São Vicente, Assunção, Caiçara dos Bragas, entre outras, foram beneficiadas. Outras comunidades terão água de qualidade ao longo de 2023.
O resultado de todo este trabalho foi a conquista, pela gestão municipal, da nota máxima no resultado preliminar do Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente - IQM / Edição 2022, lançado em 01 de junho do corrente ano pela Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA). O Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente mostra o comprometimento da gestão com as questões ambientais e traz mais recursos para o município; cerca de 2% do valor do ICMS arrecadado em Cedro pode retornar aos cofres públicos, o que significa mais investimentos e melhoria da qualidade de vida da nossa gente.