29-DEZ-2022

Ano de muitos frutos para a agricultura cedrense

O ano se encerra com um balanço mais do que positivo para a gestão neste que é um setor determinante para o desenvolvimento do município e qualidade de vida da população

#Retrospectiva2022 POR MACIEL BEZERRA 29 DE DEZEMBRO DE 2022

Foto: Marciel Bezerra

A Prefeitura de Cedro está prestando contas com a comunidade, disponibilizando as principais ações de cada área de atuação. A presente retrospectiva é da Agricultura. Em 2022, homens e mulheres do campo foram valorizados por meio de uma série de cursos, obras de infraestrutura, abastecimento hídrico e de incentivos do governo municipal com a promoção de feiras nas comunidades, na sede e o retorno da Expocedro.

Com tantas ações, assim, resta claro que a gestão atuou de maneira intensa para levar informações e demais benefícios à gente cedrense. O saldo é a certeza de que o homem do campo, o produtor rural, a pessoa mais simples foi valorizada pelo olhar atento de uma gestão comprometida com a qualificação da mão de obra, o empreendedorismo, o cuidado com pessoas. Articulação e parcerias foram fundamentais na conquista dos melhores resultados.

Após a redução dos casos de Covid-19, com o aumento da vacinação junto à população, a gestão municipal retomou as feiras nos distritos e na sede, bem como a realização da Expocedro, feira que passou a figurar no Calendário Oficial de Eventos do Governo do Estado, uma grande oportunidade para homens e mulheres do campo apresentarem seus produtos. Alimentos, leite, queijo, manufaturas, peixes, porcos, galinhas e demais itens produzidos aqui mesmo em Cedro ganharam destaque. As feiras mexem com a economia e com a produção na zona rural, envolve e integra comunidades inteiras; são momento de alegria e congraçamento.

O apoio da gestão não parou por aí. Foi disponibilizado um trator agrícola, cedido pelo Governo do Estado, para as obras em todo o município. Além de investimentos na universalização da água para as comunidades e no curso de retroescavadeira, a gestão promoveu Seminário sobre Pesca Artesanal e Aquicultura, trazendo ao município uma equipe do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará - IDACE para tirar dúvidas.

O governo Joãozinho de Titico, por meio do titular da pasta da Agricultura - Manuel Bezerra, também acompanhou de perto os produtores de camarão, mel, caprinos e ovinos, incentivando o comércio destes itens na região e fora dos limites do município. A Secretaria de Educação incluiu produtos da agricultura familiar cedrense no cardápio da merenda escolar A Prefeitura participou, ainda, do cadastramento do Garantia Safra, com a contrapartida de 6% do valor do seguro.

Cedro recebe 5 mil doses de vacina contra Febre Aftosa

Ação do Governo do Estado, Aprece e Fetraece em parceria com a Prefeitura Municipal irá beneficiar criadores cedrenses

Cedro amplia vacinação contra gripe para todas as faixas etárias

Para se vacinar o cidadão deverá comparecer com documentos pessoais e cartão do SUS