Em novembro os alunos receberam kits para atendimento. Foram investidos mais de R$ 15 mil em equipamentos
Foto: Marciel Bezerra
Formar profissionais com diversas habilidades e capacidades é fundamental para termos a saúde fortalecida. Por isso, a Prefeitura de Cedro, em parceria com o Ministério da Saúde e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), promoveu na segunda-feira (26/12) o primeiro encontro presencial com os preceptores do Programa Saúde com Agente.
A capacitação já acontece de forma virtual, com vídeos e tutorias. E esse evento de segunda-feira marcou o início da fase presencial. O objetivo é que os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Agentes de Combate às Endemias (ACEs) recebam a capacitação para realizarem atendimentos técnicos como aferição de pressão arterial, temperatura corpórea e saturação.
A secretária de Saúde Norma Marques tem mais informações. "Essas são duas categorias muito importante para a nossa saúde: os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate às Endemias. Essas pessoas estão participando do curso Saúde Com a Agente, uma parceria da UFRGS que tem como preceptores as enfermeiras Mônica Daniele e Camila Diniz, além do enfermeiro Hebert. Este foi o primeiro encontro presencial. E com certeza trouxe muito conhecimento para os ACSs e ACEs". A gestão já repassou aos alunos um kit, contendo termômetro, oxímetro e aparelho medidor de pressão.
"Em novembro, entregamos para os Agentes Comunitários de Saúde o kit com vários materiais para que eles possam, ao final do curso, estar habilitados para a aferição de pressão, verificação de temperatura e saturação durante uma visita domiciliar. O objetivo é oferecer a eles essas habilidades técnicas a serão usadas, em caso de necessidade. Isso fortalece não só a saúde, mas também a educação no nosso município. Não tenho dúvidas que com esta capacitação teremos mais informações e um ganho significativo para a população e todo o Sistema Único de Saúde".