16-DEZ-2022

Educação de Cedro contará com ensino de tempo integral para alunos do 9º ano a partir de 2023

Implantação será gradativa, partindo dos alunos do 9º ano, até alcançar os alunos do 6º ano, em 2026

#Educação POR MACIEL BEZERRA 16 DE DEZEMBRO DE 2022

Foto: Divulgação

Um dos principais compromissos da prefeitura de Cedro é levar educação de qualidade para as nossas crianças e adolescentes. Sempre atenta às novidades e parcerias que podem promover melhorias na educação, a gestão municipal está ligada nos avanços promovidos no setor.

Na sexta-feira (16/12), em eventro realizado no Palácio da Abolição, a governadora Izolda Cela sancionou lei que amplia o Programa de Aprendizagem na Idade Certa (PAIC), agora Paic Integral, para apoiar a universalização do tempo integral nas escolas de ensino fundamental das redes municipais de ensino. Participaram do encontro o governador eleito, Elmano Freitas; a vice-governadora eleita, Jade Romero; a secretária da Educação, Eliana Estrela, entre outras autoridades. O prefeito Joãozinho de Titico liderou a comitiva cedrense, que contou com a vice Ana Nilma; a secretária de Educação, Regina Cavalcante e técnicos da pasta.

Referência nacional em educação, o Ceará tem no Programa de Aprendizagem na Idade Ceará, criado em 2007, a ponte para chegar aos avanços e conquistas que garantem educação com qualidade e equidade. A nova fase do Programa, com foco no tempo integral, fortalece ainda mais o regime de colaboração entre estado e municípios.

A governadora Izolda Cela comentou a importância desta nova etapa. "Esta é uma lei que coloca o Estado em uma nova frente de cooperação com os municípios, com foco na educação em tempo integral nas escolas municipais. Convocados a essa expansão, iniciamos o compromisso com os municípios cearenses antes da preparação da matrícula para 2023. As prefeituras têm sua autonomia e as suas competências devidas, o estado lançou e cada município vai examinar sua situação, suas condições, contando com o apoio garantido pelo Estado para iniciar ou fortalecer essa ação nas suas escolas".

O Prefeito Joãozinho de Titico trouxe mais detalhes sobre a participação de Cedro. "É uma das melhores notícias que tivemos a oportunidade de compartilhar para a educação de Cedro, a assinatura do termo de cooperação técnica com o Governo do Estado para implantar, começando em 2023 pelo nono ano, o ensino de tempo integral para oferecer mais oportunidades para nossos alunos. Estivemos com a governadora Izolda Cela e com o governador eleito Elmano de Freitas no Palácio da Abolição, participando desse momento importantíssimo para a educação. Gratidão a Deus em primeiro lugar e aos homens e mulheres que têm colaborado e contribuído na elevação da qualidade da educação em Cedro".

A secretária Regina Cavalcante explica sobre o novo modelo PAIC Integral nas escolas. "Teremos mais equidade com a ampliação dos tempos pedagógicos, dos espaços escolares e das oportunidades de aprendizagem. E ainda mais garantia de desenvolvimento global, intelectual, físico, emocional, social e cultural do aluno. A implantação ocorre de forma gradativa, iniciando pelos anos finais. Isto é, em 2023 será o nono ano; em 2024, o 8º ano; em 2025 o 7º ano; em 2026 as turmas do 6º ano. Para isto, teremos apoio e fortalecimento para a governança municipal, com mais investimentos para a educação".

Prefeitura convoca fazedores de cultura para escuta pública sobre a Lei Aldir Blanc 2

Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) disponibilizará recursos financeiros durante 5 anos

Prefeito envia Projeto de Lei à Câmara para reajuste salarial de servidores municipais

Reposição da inflação é compromisso da gestão com os servidores cedrenses