Foram realizados 54 testes rápidos com participação dos estudantes da Escola Estadual de Educação Profissional Francisca de Albuquerque Moura e da UBS PRADO
Foto: Marcos Rodrigues
Levar informações de qualidade a estudantes e funcionários das instituições de ensino cedrenses faz parte das ações do Programa Saúde na Escola. Em dezembro, o foco está direcionado à campanha Dezembro Vermelho, direcionada à prevenção do HIV/Aids. Nessa perspectiva, a Prefeitura promoveu na quarta-feira (14/12) sensibilização, ações de prevenção e realizou testes rápidos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Cedro.
Por todo mês de dezembro estão sendo realizadas atividades de incentivo à prevenção, com disponibilização de testes e atuação educativa para combater o preconceito em relação ao HIV/Aids. A Prefeitura reforça que a população pode procurar os postos de saúde e realizar o exame. A próxima ação acontecerá no Colégio Estadual Celso Araújo.
O coordenador do Programa Saúde na Escola (PSE-Saúde), Francedilsom Lima, traz mais detalhes. "O Dezembro Vermelho é o mês de combate nacional ao vírus HIV. Estamos realizando diversas ações por meio do Programa Saúde na Escola, da Secretaria de Saúde. Hoje estamos atendendo alunos e funcionários do IFCE com testes rápidos e gratuitos para sífilis, HIV e hepatite. A ação também contou com a participação dos alunos de Enfermagem da Escola Profissionalizante. Gratidão a todos pela parceria e um obrigado especial ao prefeito Joãozinho de Titico que está sempre disposto a nos auxiliar".
A Técnica em Enfermagem do IFCE Campus Cedro, Milene Cavalcante fala sobre os testes. "Foram realizados no IFCE testes rápidos para HIV, hepatite B e C e sífilis. Essa ação é uma parceria com a Estratégia Saúde da Família do Prado, a EP Francisca Albuquerque Moura e faz parte do Programa Saúde na Escola. A testagem para infecções sexualmente transmissíveis é muito relevante para o diagnóstico precoce e sensibilizar sobre a importância da prevenção. O público-alvo foram os alunos de diversos cursos, com a participação dos servidores. Ao todo, foram 54 testes realizados".
Mais informações: www.cedro.ce.gov.br