Alunos veteranos precisam realizar a renovação nas escolas em que já estudam; novatos devem procurar a unidade escolar mais próxima de sua casa
Foto: Marciel Bezerra
O direito à educação de qualidade é fundamental para a criação de uma sociedade mais justa e com melhores oportunidades para as pessoas. É o que faz a Prefeitura de Cedro, que, por meio da Secretaria de Educação, já iniciou o período de matrículas dos alunos da rede pública municipal de ensino, destinado ao preenchimento de vagas para o ano de 2023. Os pais, responsáveis ou alunos com mais de 18 anos já podem realizar a matrícula ou a renovação na escola mais próxima de sua residência.
A secretária de Educação Regina Cavalcante traz os detalhes. "A matrícula para os alunos que já são da rede municipal de ensino acontece através de confirmação junto à unidade de ensino em que o aluno já se encontra matriculado. Os pais ou responsáveis que ainda não realizaram a matrícula dos seus filhos devem procurar a escola mais próxima de casa, que os estão esperando de braços abertos com uma excelente acolhida. Nosso ideal é prestar serviços educacionais de qualidade e excelência. Aguardamos vocês!".
Como se matricular?
- Alunos novatos
Preencher ficha de matrícula junto à unidade escolar, respeitando o zoneamento e apresentando a documentação necessária. Esgotadas as possibilidades de matrícula na unidade escolar do zoneamento, a criança deverá ser matriculada em outra escola mais próxima da sua residência. Nesse caso, o responsável deve ser encaminhado para a Secretaria Municipal de Educação, que dará as orientações necessárias.
- Alunos veteranos
Realizar a atualização de dados e confirmação dos nomes do pai, mãe ou responsável legal ou do aluno, se maior de idade. Será compromisso da família e do aluno, se maior de idade, comunicar à escola qualquer alteração de dados existentes na ficha de matrícula. A renovação da matrícula vai garantir a vaga ao aluno matriculado desde a educação infantil ao ensino fundamental regular; na educação de jovens, adultos e idosos na rede municipal de educação, para quem pretende continuar os estudos na mesma unidade escolar.
Quais os documentos?
Matrícula dos alunos da educação infantil
- Comprovante de residência atualizada;
- Laudo de comprovação de deficiência ou doença crônica para adequação às ações de atendimento educacional especializado por parte da rede municipal de ensino;
- Certidão de nascimento (original);
- Carteira de vacinação devidamente atualizada;
- Cartão nacional de saúde;
- Cartão do SUS;
- Cópia do cartão social, se beneficiário do programa Auxílio Brasil.
Matrícula para os alunos do ensino fundamental
- Cópia de certidão de nascimento ou carteira de identidade;
- Foto três por quatro;
- Cartão de vacina;
- Caderneta de saúde do adolescente;
- Cópia do comprovante de residência atualizada;
- CPF do pai ou da mãe, ou responsável legal;
- Cópia do cartão social do NIS, se beneficiário do programa Auxílio Brasil;
- Cartão nacional de saúde;
- Cartão do SUS;
- Declaração de guarda emitida pelo Juizado da Infância e Juventude (para as crianças que convivem com responsáveis);
- Laudo de comprovação de deficiência ou doença crônica para adequação de ações de atendimento educacional especializado por parte da rede municipal de ensino.
Transferidos
Para os alunos transferidos é necessário, além dos documentos acima, acrescentar:
- Declaração de transferência no decorrer do ano e, no máximo em trinta dias, entregar o histórico escolar.