Alunos do curso de Enfermagem da Escola Francisca de Albuquerque Moura participaram da mobilização e realizaram testes de HIV, dando início à campanha Dezembro Vermelho
Foto: Francedilson Lima
O Programa Saúde na Escola (PSE) estará realizando diversas ações durante o mês de dezembro, por conta da mobilização nacional na luta contra o vírus HIV e outras as IST (infecções sexualmente transmissíveis). Para iniciar a campanha, na manhã da quinta-feira (08/12), a Coordenação do Programa Saúde da Escola, técnicos da educação e profissionais da saúde realizaram ações educativas e testes com estudantes da Escola Estadual de Educação Profissional Francisca de Albuquerque Moura.
A gestão municipal reforça que a campanha tem o objetivo de promover ações educativas voltadas para a prevenção e incentivo ao diagnóstico precoce. O cidadão de Cedro poderá se dirigir até à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e realizar os testes.
O Coordenador do Programa Saúde na Escola (PSE), Francedilson Lima, traz os detalhes. "O PSE iniciou o Dezembro Vermelho, trabalhando a prevenção contra o vírus HIV e contra a AIDS; estivemos na escola profissionalizante, realizando a abertura da campanha com os alunos e os coordenadores do curso de Enfermagem. O melhor remédio é prevenir e uma dessas prevenções é o teste rápido, que foi realizado de forma privada, mantendo o sigilo e a privacidade de cada pessoa. Os alunos que já estão estagiando nos auxiliaram a realizar testes entre si".
Francedilson lembra que os cedrenses podem realizar os testes nas Unidades Básicas de Saúde. "Lembramos que temos esses testes rápidos para qualquer pessoa que precisar. Como coordenador do PSE, fico muito feliz em fazer parte de uma ação tão importante e significativa pro nosso município. Desde já agradeço o apoio da Secretaria de Saúde, por meio da secretária Norma Marques e do nosso prefeito Joãozinho de Titico".
O estudante Antônio Neto, do 2º ano do curso de Enfermagem, agradeceu a mobilização e reforçou a importância das ações nas escolas. "Gostaria de agradecer ao Programa Saúde na Escola, juntamente com as Secretarias de Educação e de Saúde, que nos proporcionaram testes rápidos do HIV. Nós que estamos na Enfermagem participamos e fizemos testes uns nos outros. Agradeço a oportunidade de participar desta ação na abertura do Dezembro Vermelho, mês de conscientização sobre o HIV e AIDS. Ações deste tipo ajudam muito na conscientização sobre o vírus".
Mais informações: www.cedro.ce.gov.br