Foram dois dias bastante proveitosos, com o compartilhamento de experiências e geração de conhecimentos
Foto: Divulgação
A segurança dos moradores de Cedro e região foi tema de encontro na capital cearense ocorrido nos dias 5 e 6 de dezembro. Na ocasião, a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil do Ceará recebeu os agentes de proteção e Defesa Civil dos municípios de Cedro e Crato para tratar da Segurança de Barragens, Plano de Contingência, operacionalização do Sistema S2ID, competências legais de cada esfera administrativa, além doutros temas como a operação carro pipa.
O encontro na sede da Defesa Civil de Fortaleza contou com a presença do Comandante Geral Adjunto da Defesa Civil, Coronel Zélio e do responsável pelo Comando de Bombeiros do Interior, Coronel Anderson. Ambos agradeceram a presença dos agentes e se colocaram à disposição dos municípios.
A Coordenadora da Defesa Civil de Cedro Aparecida Evangelista traz os detalhes. "Uma reunião proveitosa em que falamos sobre secas, enchentes e operação carro pipa. O mês de março pode vir a ser uma época de enchentes, como aconteceu no Vale do São Miguel, no ano passado, por conta das várias barragens e, principalmente, da barragem do Catolé, que arrombou. Precisamos estar atentos."
Aparecida também falou sobre a presente situação em Cedro. "Estamos na véspera de começar outro inverno e, por isso, as comportas do Ubaldinho foram abertas para diminuirmos o volume de água, evitando novos prejuízos, caso o inverno seja igual ao que tivemos no começo do ano. Além disto, a Prefeitura já está começando uma fiscalização nos sangradouros dos açudes e canais para que sejam limpos, evitando ou reduzindo as enchentes. Também orientamos que a população coloque as calhas nas cisternas para aproveitar a água das chuvas".
Operação Carro Pipa
Foi outro assunto discutido no encontro. Aparecida Evangelista detalha a presente situação em Cedro. "O prefeito decretou estado emergencial, mas nós temos uma dificuldade, porque só temos um carro pipa para assistir, principalmente, as comunidades que não tem água encanada. Ano passado, Cedro foi beneficiado com o exército, mas quando fomos contratar o pipeiro' tivemos grande dificuldade, pois o valor que é pago por quilômetro é muito baixo. Estamos atuando com o carro pipa da Secretaria de Infraestrutura. Além de atender as comunidades que ainda não têm água encanada, também atendemos algumas comunidades que não têm água de qualidade ou que a água é salobra, buscando desempenhar nosso trabalho de beneficiar a população".
Como acionar a Defesa Civil?
A Defesa Civil de Cedro funciona na primeira sala, dentro do prédio da Secretaria de Saúde. No local está o contato dos funcionários que podem atender, inclusive fora do horário comercial, se for necessário. O contato é o (88) 99654.2840.