02-DEZ-2022

Estudantes cedrenses do 2º, 5º e 9º alcançam 100% de participação nas provas do SPAECE

A avaliação externa ficou suspensa durante 2 anos por conta da pandemia. Em 2022, as provas foram aplicadas entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro

#Transparência POR MACIEL BEZERRA 02 DE DEZEMBRO DE 2022

Foto: Marcos Rodrigues

A educação é base para uma cidade melhor. Para melhor compreensão acerca da qualidade do ensino local, a Prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria de Educação, forneceu todo o suporte para a aplicação da prova do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), que ocorreu entre os dias 30/11 e 02/12. Como resultado, o município registrou 100% de presença nos três dias de avaliação.

A secretária de Educação Regina Cavalcante tem mais informações. "Nosso sentimento é de gratidão, primeiramente a Deus; depois, a todos os envolvidos: professores, alunos, núcleos gestor, servidores, pais, motoristas, técnicos, bolsistas e a gestão municipal, por não medirem esforços e preparaRem e realizarem esta avaliação. Foram mais de 400 mil reais investidos em bolsistas, que atuaram nas escolas, em apoio aos professores. Gratidão ao prefeito Joãozinho de Titico, à vice Ana Nilma e à primeira-dama, Cláudia Dionízio".

Regina reforça os desafios da avaliação. "Após 2 anos de pandemia, realizar o SPAECE foi um desafio importante, em que alcançamos pleno êxito. Sabemos que o ensino remoto tem suas limitações e sequelas, mesmo com todo o empenho dos profissionais da educação e da gestão; a modalidade exige um esforço enorme. O primeiro objetivo foi alcançado, a participação de 100% dos alunos, agora é aguardar os resultados da avaliação".

A professora Hélis Cristina - da Escola Leandro Alves - na Agrovila (Vale do São Miguel), falou sobre a prova. "É uma avaliação das competências e habilidades dos alunos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. As informações das provas são coletadas e avaliadas, identificando o nível de proficiência e os desempenhos dos alunos. Parabéns aos professores, núcleos gestores, técnicos, à secretária Regina Cavalcante e ao prefeito Joãozinho de Titico pelo empenho. Gratidão a cada aluno que participou ativamente das gincanas, provas, simulados. Vocês são nota 10".

A estudante Francisca Jhenyfer do 5º ano B da EMEF Francisca de Jesus Cavalcanti destaca a importância do SPAECE. "Passamos o ano inteiro trabalhando, e as aulas se transformaram numa grande diversão. Também, com os materiais do Avalia Brasil e a ajuda de todos os professores, o conteúdo do SPAECE não é uma surpresa para os alunos. E o resultado faz parte do trabalho feito durante o ano".

O SPAECE

Idealizado em 1992 pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), o Sistema de Avaliação tem o objetivo de fornecer subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais, nortear a implementação de práticas pedagógicas inovadoras, além de possibilitar aos professores, dirigentes escolares e gestores um quadro da situação da Educação Básica da Rede Pública de ensino. Devido à pandemia da Covid-19, nos anos de 2020 e 2021, a avaliação do Spaece não foi realizada.

Cedro se despede do secretário de Esporte Ellesson Barbosa

Personalidade pública respeitável, gestor sempre comprometido com as causas do município, em favor da elevação da qualidade de vida dos cedrenses, deixa saudade

Inscrição para Ciclo Sesc 2024 começa hoje

Ciclistas podem se inscrever de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, na sede da Secretaria de Esporte