A avaliação externa ficou suspensa durante 2 anos por conta da pandemia. Em 2022, as provas foram aplicadas entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro
Foto: Marcos Rodrigues
A educação é base para uma cidade melhor. Para melhor compreensão acerca da qualidade do ensino local, a Prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria de Educação, forneceu todo o suporte para a aplicação da prova do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), que ocorreu entre os dias 30/11 e 02/12. Como resultado, o município registrou 100% de presença nos três dias de avaliação.
A secretária de Educação Regina Cavalcante tem mais informações. "Nosso sentimento é de gratidão, primeiramente a Deus; depois, a todos os envolvidos: professores, alunos, núcleos gestor, servidores, pais, motoristas, técnicos, bolsistas e a gestão municipal, por não medirem esforços e preparaRem e realizarem esta avaliação. Foram mais de 400 mil reais investidos em bolsistas, que atuaram nas escolas, em apoio aos professores. Gratidão ao prefeito Joãozinho de Titico, à vice Ana Nilma e à primeira-dama, Cláudia Dionízio".
Regina reforça os desafios da avaliação. "Após 2 anos de pandemia, realizar o SPAECE foi um desafio importante, em que alcançamos pleno êxito. Sabemos que o ensino remoto tem suas limitações e sequelas, mesmo com todo o empenho dos profissionais da educação e da gestão; a modalidade exige um esforço enorme. O primeiro objetivo foi alcançado, a participação de 100% dos alunos, agora é aguardar os resultados da avaliação".
A professora Hélis Cristina - da Escola Leandro Alves - na Agrovila (Vale do São Miguel), falou sobre a prova. "É uma avaliação das competências e habilidades dos alunos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. As informações das provas são coletadas e avaliadas, identificando o nível de proficiência e os desempenhos dos alunos. Parabéns aos professores, núcleos gestores, técnicos, à secretária Regina Cavalcante e ao prefeito Joãozinho de Titico pelo empenho. Gratidão a cada aluno que participou ativamente das gincanas, provas, simulados. Vocês são nota 10".
A estudante Francisca Jhenyfer do 5º ano B da EMEF Francisca de Jesus Cavalcanti destaca a importância do SPAECE. "Passamos o ano inteiro trabalhando, e as aulas se transformaram numa grande diversão. Também, com os materiais do Avalia Brasil e a ajuda de todos os professores, o conteúdo do SPAECE não é uma surpresa para os alunos. E o resultado faz parte do trabalho feito durante o ano".
O SPAECE
Idealizado em 1992 pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), o Sistema de Avaliação tem o objetivo de fornecer subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais, nortear a implementação de práticas pedagógicas inovadoras, além de possibilitar aos professores, dirigentes escolares e gestores um quadro da situação da Educação Básica da Rede Pública de ensino. Devido à pandemia da Covid-19, nos anos de 2020 e 2021, a avaliação do Spaece não foi realizada.