Gestão esclarece que dados coletados são estatísticos e não interferem na concessão dos benefícios sociais do Cadastro Único
Foto: Arquivo/Prefeitura de Cedro
Reunir dados atualizados sobre a população brasileira, considerando indicadores como raça, cor, etnia e situação socioeconômica que servirão para a criação de políticas públicas e planejamento orçamentário da União para os próximos anos. Com este objetivo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está realizando, desde agosto deste ano, o Censo Demográfico 2022.
A secretária do Trabalho e Assistência Social Luciana Vieira explica a importância do Censo. "Os recenseadores contratados pelo IBGE estão em campo, visitando casa por casa, conversando com as nossas famílias para realizar o levantamento populacional do município. Um verdadeiro Raio-X da nossa gente. Assim, teremos informações mais próximas da realidade, oferecendo oportunidades de melhoria na realização de ações para o bem de Cedro, ações essas que já vêm sendo desenvolvidas pela gestão do prefeito Joãozinho de Titico".
Luciana Vieira ressalta a necessidade de cada pessoa prestar informações verdadeiras aos recenseadores, e que a pesquisa não interfere na concessão ou suspensão de benefícios sociais para o cidadão. "É importante receber o recenseador e passar as informações precisas, para que sejam disponibilizados pelo governo os recursos adequados ao município de Cedro. Lembramos que os dados informados pelo cidadão não interferem na concessão ou suspensão de benefícios sociais federais como o Auxílio Brasil, aposentadoria ou BPC. Abram suas portas para o recenseador e repassem as informações com o máximo de precisão".
Ao todo, 21 profissionais estão nas ruas de Cedro, devidamente identificados, com crachá e colete padrão para o Censo. O cidadão pode consultar ainda a identificação do recenseador.