Obras de drenagem do sangradouro e das comportas foram custeadas com recursos da Companhia de Gestão e Recursos Hídricos
Foto: Edson Reis
Planejar ações com qualidade e pensar no bem-estar da população. Este intuito o prefeito Joãozinho de Titico, ao solicitar da Companhia de Gestão e Recursos Hídricos (Cogerh) a liberação das águas do Açude Ubaldinho para evitar alagamentos com as chuvas que se aproximam, e também para levar água de qualidade às comunidades que estão abaixo da parede do reservatório. Nesta terça-feira (29/11), o gestor municipal acompanhou a liberação das águas.
O prefeito Joãozinho de Titico falou sobre a ação. "Estamos acompanhando a Festa das Águas, que é fruto de nosso trabalho de articulação com a Cogerh. Agradecemos ao presidente da Dr. João Lúcio, ao gerente da Cogerh no Vale do Salgado, Alberto Brito e ao comitê que administra o açude Ubaldinho. Essa é uma boa notícia para todo Vale do São Miguel, para os cedrenses. Graças a Deus o líquido precioso está chegando nas comunidades".
O gerente da Cogerh na bacia do Vale do Salgado, Alberto Brito, traz mais detalhes. "A Comissão Gestora do Açude, responsável pelas definições do uso da água do Ubaldinho, decidiu no mês passado pela liberação emergencial de 300 litros por segundo, com intuito de diminuir o volume do açude evitar cheias maiores no decorrer da quadra chuvosa. A questão foi tratada em reunião e decidiu-se pela liberação desse volume do líquido, que vai atender todos os ribeirinhos do Riacho São Miguel, no tocante ao abastecimento humano e à irrigação. A Cogerh trabalhou durante 12 dias para a liberação dessa água, realizando a drenagem do sangradouro e da própria comporta do Açude, com a utilização de máquina escavadeira e caçamba e a limpeza do trecho inicial do riacho, uma obra toda custeada pela Cogerh".