26-NOV-2022

Trabalhadores e produtores rurais de Cedro são certificados com curso gratuito de retroescavadeira

Como resultado da capacitação, foi construída a primeira barragem subterrânea para armazenamento de água do município

#Agenda POR MACIEL BEZERRA 26 DE NOVEMBRO DE 2022

Foto: Edson Reis

Capacitar o homem e a mulher do campo para o uso dos recursos naturais e técnicos em prol de melhorias estruturais e de qualidade de vida para todos. Com este intuito, a Prefeitura de Cedro, em parceria com o Sindicato Rural (SinRural), Senar e Faec, promoveu entre os dias 21 e 26 de novembro, na Fazenda Campos Belos, o Curso de Retroescavadeira, gratuito.

O encerramento das atividades ocorreu no sábado (26/11) com a entrega dos certificados e a presença do prefeito Joãozinho de Titico, além do presidente do SinRural, José Ferreira, autoridades e alunos beneficiados com a qualificação, que teve aulas práticas, informações sobre segurança, código de trânsito e reconhecimento da máquina.

O prefeito Joãozinho de Titico traz os detalhes. "Agradecer e parabenizar o presidente do Sindicato Rural, José Ferreira Lima, o instrutor do curso e também o Dr. Amilcar Silveira, presidente da FAEC, que é uma grande parceira. Destaco que no curso foi construída uma barragem subterrânea, obra importante para a segurança hídrica local. Agradeço, ainda, ao Miranda, proprietário da fazenda, por nos receber, e a todos da gestão municipal. Se Deus quiser teremos outras capacitações no município para continuar avançando".

O presidente do Sinrural Cedro e vice-presidente regional da FAEC, José Ferreira, também falou sobre o curso. "SinRural, Federação da Agricultura e SENAR estão sempre de portas, braços e corações abertos para ajudar os produtores, principalmente na qualificação dos mais jovens, apoiando os produtores rurais de Cedro. Gratidão ao nosso amigo Miranda, que deu todo apoio para a realização do curso em sua fazenda, ao prefeito Joãozinho de Titico, que não mediu esforços para a realização qualificação, ministrada brilhantemente pelo instrutor João Brandão".

Barragem subterrânea

Ao longo do curso os estudantes construíram a primeira barragem subterrânea de Cedro.

O presidente José Ferreira conta mais. "Nós realizamos também a primeira barragem subterrânea. É a caixa d'água do Nordeste. E vamos levantar essa bandeira juntamente com nossas autoridades municipais, estaduais e federais, no sentido de diminuir o problema da seca do Nordeste, por meio de caixa d'águas em formato de barragens subterrâneas.

Irandir Vieira, conhecido por Miranda, destaca a importância do curso e da barragem subterrânea. "O professor falou que está se aposentando e que realizou um sonho de construir essa barragem, ela é como uma caixa d'água, como um açude de cabeça para baixo, que ajuda a reter a água que escapa pelo lençol freático e ajuda a aproveitar o solo. O curso foi muito importante, todos aprendemos. Agradeço ao Zé Ferreira, demais parceiros e ao prefeito Joãozinho de Titico, que disponibilizou a retroescavadeira para que a gente pudesse realizar o curso. Gratidão a todos que participaram. Fico à disposição de quem tiver interesse de saber e conhecer melhor como funciona o projeto da barragem subterrânea.

Secretaria de Educação já está funcionando no CSU

Antigo Hotel Municipal passará por reforma para receber o grupamento do Raio

Cedro realiza mutirão com vacina contra a gripe para toda a população

Até o momento, cerca de 40% do público-alvo foi imunizado

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo passa a atender em novo local

Nova sede fica localizada na Rua José Pajé, 81, Centro, próximo ao Senac e ao Sindicato dos Trabalhadores

Prefeitura de Cedro lança o Projeto Soletrando Municipal 2024

Inciativa prevê o estudo de obras literárias, em saudável competição de aluno contra aluno em sala de aula, nesta primeira etapa, que vai de 17 a 24 de maio.

Finalizada etapa municipal dos Jogos Escolares do Ceará

Vencedores locais estão classificados para a 2ª etapa da competição, que acontece em Lavras da Mangabeira

Prefeitura realizará mutirão de vacinação contra a influenza entre os dias 6 e 9 de maio

Dúvidas e informações estão disponíveis na Secretaria de Saúde e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS)