Ao todo foram investidos mais de R$ 15 mil em equipamentos
Foto: Marcos Rodrigues
Investir na saúde é também investir em capacitação técnica para aqueles que estão na linha de frente. Por isso, a prefeitura de Cedro está apoiando o Programa Saúde com Agente
- iniciativa do Ministério da Saúde que visa a capacitar os agentes comunitários de saúde para atuarem no primeiro atendimento às famílias visitadas, com aferição de temperatura, pressão e outras verificações. A gestão municipal disponibilizou na sexta-feira (25/11) kits com termômetro, oxímetro e aparelho medidor de pressão.
A secretária de Saúde Norma Marques traz os detalhes. "Falamos na Associação dos Agentes Comunitários de Saúde sobre o curso do Ministério da Saúde, com a presença do tutor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que está acompanhando a turma de Cedro. Na ocasião, foram entregues os kits para os agentes comunitários de saúde, a fim de que adquiram as habilidades necessárias no curso e possam aplicá-las após o encerramento da capacitação e entrega dos certificados. Essa capacitação agrega conhecimentos importantes aos agentes, melhorando o atendimento da atenção primária".
A presidente da Associação Comunitária de Saúde de Cedro, Cícera Beserra, deu mais informações. "O curso semipresencial começou em agosto deste ano e deve se encerrar em junho do ano que vem, com aulas online e práticas, em uma parceria entre o município e o Ministério da Saúde. Neste encontro foram entregues kits oferecidos pela prefeitura com aparelho de pressão, termômetro e oxímetro. Gratidão ao município de Cedro, principalmente ao prefeito Joãozinho, que tem nos apoiado sempre com ações como a lei dos repasses, piso salarial, incentivo aos agentes de saúde, entre outros".