33 homens foram sensibilizados sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata, com ações como toque retal e exame do PSA.
Foto: Marcos Rodrigues
A ação aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Lagêdo, na última sexta-feira (11/11). Foi mais uma demonstração dos cuidados da gestão municipal com a saúde masculina. Na ocasião, os homens exibiram cartazes com frases motivacionais: "Prevenção salva", "Coragem" e "Sem preconceito". Eles também participaram da gravação de vídeos em agradecimento às equipes responsáveis.
Sobre a bem-sucedida campanha do Novembro Azul, a enfermeira Talita Tavares ressalta que a UBS Lagêdo semanalmente realiza ações nesse sentido. Por todo o ano é assim; especificamente no mês de novembro, os cuidados são intensificados. Ela explica que nessa primeira etapa da campanha na comunidade teve a realização do toque retal, com o Dr. Emanuel Salviano, a solicitação do exame de PSA, dicas de educação em saúde para pacientes e familiares e a oferta de lanche. A segunda etapa está prevista para o dia 23/11.
"A campanha é nacional e está sendo desenvolvida em todas as Unidades Básicas de Saúde do Cedro. Trata-se de um alerta para a saúde do homem, e de forma integral, pois explicamos sobre a importância da vacinação, os cuidados com a alimentação, a atividade física e, sobretudo, a prevenção do câncer de próstata, o diagnóstico precoce. Esse é o segundo tumor mais comum entre os homens acima de 50 anos". A enfermeira explica que o Ministério da Saúde aproveita o momento para sensibilizar a população masculina que normalmente não vai às Unidades Básicas no sentido de buscar ações relacionadas à prevenção de doenças e cuidados com a saúde. "O Instituto Nacional do Câncer preconiza o diagnóstico através do toque retal, o exame de sangue (PSA). Identificada no início, a partir dos sinais e dos sintomas, é mais fácil obter a cura da doença".
Os principais sinais e sintomas
Dificuldade de urinar; demora em começar e terminar o ato de urinar; diminuição desse jato, que começou a ficar mais fraco e com menos quantidade de urina; necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Também é preciso ficar alerta à presença de dor e de sangue na urina. "Entre os fatores de risco estão: idade avançada; histórico familiar; fatores hormonais e ambientais; hábitos alimentares - dieta rica em gordura e pobre em verduras e vegetais; o sedentarismo e o excesso de peso", alerta Talita.
Outras UBS's do município seguem realizando atividades educativas durante o mês (#NovembroAZUL) com a realização de exames PSA, para a detecção precoce de casos de câncer de próstata.
Fala, homens!
Os pacientes Adenilton e Emanuel destacam a boa recepção da equipe da UBS Lagêdo e a importância da prevenção. "Se é bom pra nossa saúde a gente só tem a agradecer, agradecer a Deus e a equipe".