A sessão, na tarde da quinta-feira (10/11), revelou a realização de mais de 23 mil atendimentos médicos nas 13 Unidades Básicas de Saúde nos últimos quatro meses.
Foto: Marciel Bezerra
Os números também foram apresentados pela secretária Norma Marques no Conselho Municipal de Saúde, pela manhã.
A gestora da Saúde de Cedro reforçou o irrestrito apoio da gestão municipal na garantia ao necessário suporte para levar serviços de qualidade ao povo. Norma Marques agradeceu as colaborações do presidente da Câmara, Gilberto Barbosa, e demais vereadores, do Conselho Municipal de Saúde, nas pessoas do presidente Celso de Bia e da vice, dona Marlene, além do secretário executivo Régis Paiva. "Câmara e Conselho têm vinculação direta com a população. Nesses dois espaços fizemos a prestação de contas do quadrimestre, mostrando as realizações, serviços e desafios, e no que a Secretaria de Saúde precisa melhorar". Para a secretária de Saúde, dialogar com a soeciedade é determinante para "aprimorar cada vez mais as nossas ações, no sentido de permitir mais acesso e proporcionar mais qualidade de vida à população".
De janeiro a agosto deste ano, os números na atenção primária foram significativos. No último quadrimestre, Cedro foi classificado pelo Ministério da Saúde com a nota 9,29; após uma nova avaliação, essa nota subiu para 9,38. "Esse número não é obra do acaso, reflete a excelência dos nossos atendimentos, graças a um trabalho em equipe, ao esforço de quem está na base, na Secretaria, no campo (caso dos agentes de saúde e de endemias), ao esforço do pessoal dentro das Unidades Básicas. Apresentamos ontem as mais de 23 mil consultas dos profissionais médicos, mais de 20 mil atendimentos pelos enfermeiros e mais de 18 mil procedimentos realizados pelos nossos técnicos de enfermagem, responsáveis pelas vacinas nas unidades básicas de saúde".
Norma lembra também dos procedimentos realizados pelos dentistas, pelos atendentes das farmácias, pelo pessoal da recepção. "Enfim esse é um trabalho de equipe. Só se colhem bons resultados porque todos os nossos profissionais têm com aquele cuidado de acolher, de fazer o melhor pela população. Foi o que apresentamos ontem em relação aos últimos quatro meses. Gratidão ao prefeito Joãozinho de Titico, que não tem medido esforços no suporte à saúde. Fico feliz de estar ao lado de um gestor tão comprometido com a população".
O contador da Prefeitura de Cedro, Geraldo Luthiane, conta que os investimentos da Secretaria de Saúde no segundo quadrimestre foram apresentados na Audiência Pública do Poder Legislativo Municipal com base na lei nº 101/2000 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). "A apresentação mostrou à população as despesas financeiras da Saúde da gestão municipal, até o mês de agosto, referentes ao Fundo Municipal de Saúde. Em breve estaremos demonstrando o final do exercício de 2022, que é justamente o terceiro quadrimestre".