Nota reflete qualidade do atendimento e os esforços da gestão municipal no setor da assistência social
Foto: Arquivo / Prefeitura
Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) melhoraram sua avaliação nos índices de desenvolvimento (IDCRAS e ID CREAS) estabelecidos pelo Ministério da Cidadania. Na série histórica de apuração desses números, Cedro obteve 4,8 nos anos de 2018 e 2019 e 4,33 em 2020, notas muito boas, mas a cereja do bolo é o ano de 2021, em que os órgãos conseguiram a nota máxima (5).
O prefeito Joãozinho de Titico destacou a importância do resultado e a oferta de serviços, estrutura e recursos humanos postos em prática no município. "Nossa política de assistência social está muito bem. Alcançar esse resultado é ter o reconhecimento do trabalho incansável que a gestão vem realizando, o cuidado dos profissionais que formam o CRAS I e II e também o CREAS, além da dedicação da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, órgão municipal ao qual estes equipamentos estão vinculados".
A secretária do Trabalho e Assistência Social Luciana Vieira conta mais. "Estamos muito felizes por atingir a nota 5 no IDCRAS nos CRAS I e II. Esse é o resultado da política desenvolvida pela gestão, garantindo a condição material e humana para que os nossos usuários tenham uma qualidade de vida melhor. Estamos no caminho certo. Apesar das dificuldades com a redução do recurso federal, a Prefeitura, com recursos próprios, vem mantendo o atendimento com primor. Gratidão ao prefeito Joãozinho de Titico, à primeira-dama Cláudia Dionísio e à vice-prefeita Ana Nilma, pelo apoio. Gratidão a cada pessoa que faz a assistência social de Cedro pelo empenho, compromisso, competência e envolvimento".
O que é cada grandeza
O ID CRAS é um indicador nacional que retrata a estrutura física, as características qualitativas e quantitativas das equipes de Recursos Humanos, bem como os serviços ofertados à população e os respectivos procedimentos mínimos necessários para uma oferta adequada.
O ID CREAS é um indicador que tem como objetivo identificar nacionalmente a qualidade de oferta dos serviços prestados no âmbito do CREAS. Três dimensões são observadas nestes equipamentos: 1) estrutura física; 2) características qualitativas e quantitativas da equipe e 3) o escopo dos serviços prestados a população.