Ações já iniciaram no mês de outubro
Foto: Divulgação
A saúde dos homens e das mulheres cedrenses é parte fundamental na missão da prefeitura de Cedro: garantir saúde e bem-estar a todos e todas. Por isso a gestão municipal, por meio da Secretaria de Saúde, está preparando uma programação especial para o Novembro Azul, campanha de prevenção da saúde do homem, principalmente no combate ao câncer de próstata.
A secretária Norma Marques traz mais detalhes. "A programação está quase concluída e será repassada para cada Unidade Básica de Saúde. O trabalho do Novembro Azul já começou em outubro, quando trouxemos a Saúde do Homem e da Mulher do Campo para o distrito de Santo Antônio. Foram mais de cem homens atendidos com coleta do PSA, consulta clínica e exame com urologista. Agora estamos fechando a programação do Novembro Azul para atender de forma mais ampla. Você que é homem, não deixe de procurar as UBS".
Norma também falou sobre a importância da prevenção. "Sabemos que o câncer de próstata é bem presente, mas, quando diagnosticado no seu início, tem todo um tratamento e a possibilidade de cura. temos 13 Unidades Básicas de Saúde funcionando, todas com médicos, enfermeiros. Não deixe para depois. Sentiu algo? Percebeu algo diferente? Busque a unidade, fale com o médico, veja a necessidade de exames laboratoriais que são disponibilizados para toda a comunidade, previna-se".
O médico Dr. Rubens Júnior explica um pouco mais sobre o câncer de próstata. "Quando você tem um câncer de próstata em estágio inicial, ele tem cura. Muitas vezes não tem sintoma algum. Quando ele está em estágio mais avançado, o paciente pode apresentar dificuldade para urinar, urina cortando', tem vontade de urinar mais vezes, inclusive à noite, e o jato urinário é fraco. Mas nem toda pessoa que tem esses sintomas têm câncer de próstata, podem ser outras coisas também, como um aumento de próstata ou uma diabete sem controle. Temos pacientes que chegam com dores nos ossos, coluna, bacia, no pé da barriga, estes já com a metástase, isto é, o câncer já se espalhou. Mas, lembrando: nem toda dor nestes locais será câncer, pode ser outro tipo de problema, mas estes sintomas são sinais que a gente tem que se prevenir e ir ao médico para ser examinado".