Objetivo é evitar enchentes junto às comunidades próximas do reservatório
Foto: Edson Reis
Em busca de garantir a segurança de nossas famílias, além de prevenir prejuízos materiais, o prefeito Joãozinho de Titico visitou a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH) na terça-feira (25/10) para protocolar um pedido junto ao superintendente João Lúcio de liberação das águas do açude Ubaldinho. A solicitação ocorre diante da aproximação da quadra chuvosa e, também, pela capacidade do açude atualmente, que chega aos 90%, de acordo com dados da COGERH.
O gestor municipal traz mais detalhes. "A demanda vai levar mais tranquilidade às comunidades próximas do açude Ubaldinho. As enchentes desse ano em Cedro causaram diversos transtornos, e hoje o reservatório está praticamente com a capacidade máxima, significando dizer que poderemos ter dificuldades com novas enchentes caso essa água não seja liberada. Daí, protocolamos um pedido e participamos de uma audiência com o superintendente para tratamos do assunto".
Histórico
Em março deste ano, o município de Várzea Alegre foi atingido por chuvas de 200 milímetros, causando prejuízos em diversas comunidades rurais. Na época, o açude Ubaldinho estava com sangria e, ao receber as águas da cidade vizinha, aumentou o seu volume atingindo comunidades no distrito Vale do São Miguel. Em maio, a governadora Izolda Cela anunciou a liberação de recursos para ajudar na reconstrução de vias e barragens, além de ações para as famílias atingidas em Cedro e mais três municípios do Ceará.