Praça do Marco Zero recebeu excelente público de diversas localidades para a apresentação, que encantou
Foto: Marcos Rodrigues
Um grande espetáculo, com dezenas de pessoas que atuaram na concepção, apoio, bastidores, ensaios e execução, encerrou os festejos da Semana do Município e das comemorações dos 102 anos de emancipação política de Cedro. O espetáculo: "Ubuntu - Origem do Rincão" foi apresentado no domingo (23/10) na Praça do Marco Zero.
Os responsáveis pela peça fazem parte do Coletivo Cedro em Ação, grupo independente de 35 atores e dançarinos cedrenses, além de produtores, organizadores, figurinistas e apoiadores de diversas idades, envolvidos com a cultura da cidade de Cedro.
O prefeito Joãozinho de Titico destacou que Ubuntu mostra que é preciso dar as mãos para que todos alcancem a felicidade. "Um momento emocionante, cheio de vida, de resgate da nossa história e que mostra a importância de valorizar nosso rincão, o valor da união para que possamos fazer da nossa terra um lugar melhor pra gente viver. Meus parabéns aos jovens cedrenses pela ideia do espetáculo".
A diretora artística do Coletivo Cedro em Ação Mayara Ferreira traz mais detalhes. "Ensaiamos desde maio, incansavelmente, sempre acreditando no potencial dos artistas da cidade; atores e dançarinos ensaiaram durante todo este tempo para que a população de Cedro pudesse prestigiar um espetáculo de primeira qualidade, contando a história de nossa cidade. Ver no rosto dos mais velhos a saudade e nos jovens a curiosidade de entender como surgiu nossa cidade é ter a certeza do dever cumprido".
Mayara Ferreira falou sobre apoios e projetos do grupo. "Somos um coletivo independente que sobrevive das doações. Para este espetáculo contamos com o apoio dos comerciantes, empresários e cidadãos de Cedro. Além da Prefeitura municipal, da Secretaria Municipal de Cultura e do grande incentivador e agora padrinho Eduardo Moraes. Com todo esse apoio conseguimos realizar um espetáculo grandioso que ficará eternizado na memória da população e já temos apresentação marcada para o final do ano, na cidade de Icó, além do projeto de gravar uma telenovela destinada às secretarias de educação, cultura e para ser utilizada pela população. O objetivo é fazer com que a cultura seja acessível para as pessoas".