Ação faz parte das comemorações dos 102 anos de emancipação política do município e reconhece a importância dos guerreiros da nossa estrada de ferro
Foto: Marco Rodrigues
Uma vida sobre os trilhos do trabalho honrado e digno para levar desenvolvimento a todos os cantos. Assim podemos descrever uma parte da vida dos nossos ferroviários. Nos 102 anos de Cedro, a Prefeitura Municipal homenageou - nesta quinta-feira (20/10) - estes guerreiros da estrada de ferro que tanto colaboraram para o desenvolvimento do nosso município. O evento no Senac foi regado à música com o pessoal do Instituto Zuza Laureno e a Banda de Música de Cedro. Teve ainda a entrega de placas homenageando ferroviários e seus familiares.
O prefeito Joãozinho de Titico ressaltou a importância deste preito de gratidão. "Foi por meio deles (ferroviários) que Cedro realmente se desenvolveu, cresceu. Então, nada mais justo do que resgatar a história de vida e homenagear essa gente valorosa, reverenciando a memória dos que não estão mais conosco e saudando aqueles que permanecem, contando as inúmeras histórias de um tempo que deixou saudades".
O secretário de Turismo Dudu de Chico Morais falou sobre a homenagem e a programação. "Não dá para falar da história de Cedro sem falar da nossa ferrovia e da participação dos ferroviários. É uma homenagem simples, com todo carinho, para reconhecer o trabalho que eles realizaram e toda a sua história, que está sendo repassada para as futuras gerações. Além da placa com homenagem, também tivemos lindos depoimentos, muita música e emoção".
A secretária de Cultura Silvana Leite destaca a importância da homenagem e do Museu do Ferroviário. "A Secretaria de Cultura e a Secretaria de Turismo promoveram essa linda homenagem no Senac com a presença dos ferroviários e familiares. Um resgate cultural que faz parte dos esforços da gestão municipal em preservar a nossa memória, com ações diversas, como a manutenção do nosso Museu Ferroviário. Eles não podiam ficar de fora das comemorações dos 102 anos de Cedro".