Cavaleiros participaram de uma prática histórica, de consagrado valor cultural para o município
Foto: Marcos Rodrigues
As comemorações dos 102 anos de emancipação política de Cedro também abrem espaço para o resgate da tradição sertaneja. A prefeitura de Cedro realizou na manhã deste domingo (16/10) a IV Cavalgada Municipal, com dezenas de cavaleiros vindos de todas as partes de Cedro. Reunidos no sítio Gangorra, os cavaleiros seguiram em direção à praça da Matriz, recebendo as bênçãos do Padre Ademar e finalizando a programação no Refuco, com almoço regado a muito forró.
O prefeito Joãozinho de Titico comemorou a prática desta importante tradição. "Trata-se de um evento que traz muitas memórias afetivas a quem é de Cedro, porque é parte da nossa história. O andar a cavalo é uma prática que a gente vem perdendo com a modernidade, em função da utilização de motos e carros, mas que precisa ser valorizada. Por isso fizemos esta ação tão linda, que é parte das comemorações dos 102 anos de nossa cidade".
A secretária de Cultura Silvana Leite traz os detalhes. "Nesse aniversário estamos resgatando essa tradição da cavalgada. Saímos do Sítio Gangorra, passamos pelas principais ruas das cidades, com direito à benção na Igreja Matriz. Finalizamos com almoço e forró no Refuco. Antigamente todos vinham à cidade a pé ou a cavalo; essa 4ª Cavalgada é um resgate histórico e cultural de uma prática incentivada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura. Gratidão a cada participante que esteve conosco nesse importante evento".