Cerca de 30 expositores participaram do evento, que contou com a participação de autoridades e artistas locais
Foto: Marcos Rodrigues
Promover o empreendedorismo no nosso município, incentivando os pequenos negócios e a agricultura familiar é fundamental para melhorar a economia de Cedro. Por isso, a Prefeitura de Cedro promoveu no domingo (09/10) a terceira edição da Feira de Agricultura Familiar, no Distrito de Santo Antônio. O evento aconteceu no Ginásio Poliesportivo Maria das Neves, com cerca de 30 expositores, que apresentaram diversos produtos. Presença do prefeito Joãozinho de Titico, da primeira-dama Cláudia Dionízio e de outras autoridades.
O gestor municipal traz os detalhes. "As feiras são uma política pública importante, que precisa continuar. Cedro recebeu o prêmio Prefeito Empreendedor na categoria de Pequenos Negócios no Campo como resultado deste trabalho. Estamos capacitando moradores, em parceria com a Ematerce, Senai, SEBRAE, SENAC e outros parceiros. Nestes dias estamos finalizando um curso de salgados aqui no Santo Antônio, e assim é possível oferecer produtos de qualidade e com o melhor preço, gerando dividendos para estas famílias. Ficamos muito felizes com a quantidade de pessoas participando, vindas de todos os distritos e da sede, mostrando que os cedrenses estão abraçando as feiras, valorizando a prata da casa e também os nossos artistas, que têm oportunidade de se apresentar."
O vereador Gilberto Barbosa, morador do distrito, fala de gratidão e das parcerias. "Esse é um dia muito feliz pra gente, pra gestão pública, pro prefeito Joãozinho, pra Manoel Bezerra, secretário de Agricultura e para os nossos parceiros. Uma festa dessa magnitude, com gente do distrito e também do Icó e de Lavras da Mangabeira, mostra o valor que tem. Além do empreendedorismo, temos o lazer, a cultura, o reencontro dos amigos. Agradeço de coração aos nossos parceiros, ninguém faz nada sozinho. O resultado foi um grande sucesso, quase tudo foi vendido. Foi uma alegria só".
Fui, vi e gostei!
"Muita organização, muita paz, muitas amizades. Todo mundo aqui se amando, aquele amor mais fraterno, mais puro, que a gente não pode dar nesses últimos anos. Quero aqui agradecer a gestão municipal, a Gilberto Barbosa, líder desse distrito e que tem uma equipe maravilhosa, uma equipe organizada, uma equipe unida, acolhedora, como todos que fazem parte deste distrito. Um distrito que eu amo, que vivo nele há trinta anos. Quero que haja só paz e só esperança, todos os dias. Quero também aproveitar e dizer que desejo muita saúde, peço muita paz e muita Fortaleza a Manuel Bezerra, que não pode estar aqui, mas que com certeza está espiritualmente, de coração. Com certeza ele está aqui". Vicência Márcia - Moradora de Santo Antônio.
"Foi muito bem aproveitado o dia de hoje. Graças a Deus, o que eu trouxe, vendi tudo. Agradeço primeiramente a Deus e a organização da feira. Eu trouxe baião, carne de carneiro, carne de porco, peixe, arroz, creme, bolo e vendi tudo, graças a Deus. Quem não veio pra essa feira está perdendo. Graças a Deus a gente fatura bem. Gosto muito da organização do Prefeito e de Gilberto Barbosa. Eu participo através deles. Só agradeço." Maria Barboza
- feirante.
"T
ô achando muito boa, a feira. Um pessoal muito receptivo. Gostei muito de estar aqui, espero que no próximo ano eu esteja de novo, se Deus quiser. Eu gostei da comida, maravilhosa, típica daqui do Ceará. Gostei dos artesanatos, das bebidas, gostei de tudo. Ah, o forró é maravilhoso, muito bom, gostei demais. Um forrozinho é tudo de bom". Lindalva Nunes - turista de São Paulo
"É a primeira vez que eu estou aqui na feira, e está sendo muito boa. Já expus e vendi meus artesanatos e já tem pessoal que quer ver o preço de atacado para revender, isto é, estão gostando do nosso produto, do nosso artesanato, todo feito de palito, à mão. É um incentivo muito grande para pequenos produtores. Com a pandemia muita gente ficou sem renda, e isso aqui é uma grande oportunidade, estamos vendendo bastante. Quem puder se inscrever, trazer suas coisas para expor, é bem vendável. Vir aqui mudou muito a vida e vamos vir outras vezes, se Deus quiser". Mônica Matos - artesã.