Ação faz parte da campanha Setembro Amarelo
Cuidar da saúde de nossa gente envolve cuidados com o corpo e a mente das pessoas, o seu bem-estar integral. A Prefeitura de Cedro vem atuando com diversas frentes, especialmente em relação aos mais vulneráveis - crianças e adolescentes, segmentos que vivem o reflexo da pandemia da Covid-19, com repercussões em muitos aspectos da vida cotidiana, sobretudo na saúde mental.
Para apoiar os estudantes, a psicóloga Joyce Gonçalves, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS II), esteve na terça-feira (27/09) na Escola Tereza Dutra, no Distrito de Assunção, conversando sobre o tema "Emoções". Foi uma verdadeira psicoeducação para crianças e adolescentes. Ela também esteve na Unidade Básica de Saúde (Ferroviários), com a participação dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), profissionais de saúde e estagiários da Escola Estadual de Educação Profissional Francisca de Albuquerque Moura.
Joyce Gonçalves deu mais detalhes da ação. "Na Tereza Dutra tivemos um momento com os alunos para tratar do Setembro Amarelo. Falamos de emoções, sobre como podemos lidar melhor com elas e compreendê-las. Nesse mês estamos finalizando a campanha, que leva informações precisas e de qualidade".
A psicóloga também faz uma listagem de como conseguir ajuda. "Aqui temos a emergência do hospital e o CAPS. Além destes pontos físicos, temos também pontos virtuais como o site www.podefalar.org.br, que é um canal de atendimento para jovens, e o CVV - Centro de Valorização a Vida, que atende todos os públicos, de todas as idades, por meio do número 188; ambos funcionam 24h, todos os dias. Se você precisa de ajuda, não hesite, peça!"
O que é Setembro Amarelo?
Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização que visa à prevenção do suicídio. Durante todo o mês, uma série de ações é realizada a fim de conscientizar a respeito desse grave problema de saúde pública. No Brasil, foi criada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O dia 10 de setembro é oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.