Município superou a meta estabelecida pelo Ministério da Educação e foi destaque no Ceará
Foto: Arquivo/Prefeitura
A pandemia da Covid-19 trouxe enormes desafios em todas as áreas, uma das mais impactadas foi à educação. Com a necessidade de distanciamento social, gestão, pais, alunos e professores enfrentaram o desafio do ensino virtual, em casa, longe do ambiente escolar.
Diante deste cenário, Cedro montou uma estratégia exitosa e o resultado foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) por meio dos sistemas de avaliação de ensino. Na sexta-feira (16/09) o MEC e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021 e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021.
O prefeito Joãozinho de Titico comentou o resultado. "Estamos em uma curva ascendente, nos colocamos entre os 60 melhores do Ceará e o primeiro lugar geral no CREDE 17. Do 6º ao 9º ano fomos primeiro lugar e nas séries iniciais ficamos em segundo lugar, com 2 décimos de diferença para o líder. É um trabalho alicerçado e forte que conta com profissionais capacitados, melhorias e reformas na infraestrutura das escolas, investimentos, reestruturação de mobiliários e computadores para oferecer melhor condição aos alunos.
A Secretária de Educação Regina Cavalcante destaca o desafio da educação na Pandemia da Covid-19. "Uma grande alegria este resultado, mesmo diante de um cenário pandêmico conseguimos superar os desafios, desenvolvemos competências e habilidades, oferecendo educação de qualidade. Nos anos finais ficamos em 1º lugar na regional com o IDEB 5,6 e nos anos iniciais, em 2º lugar, com 5,9, superando as metas e resultados de 2019. Nossos sinceros agradecimentos a todos que fazem a comunidade educativa, professores, coordenadores, diretores e secretários escolares, aos alunos que entenderam a situação e aos pais que foram orientadores das atividades domiciliares. Gratidão à gestão municipal pelo compromisso, investimento e reconhecimento e apoio à educação cedrense".