08-SET-2022

Encontro acontece na terça-feira (20/09), no Senac de Cedro

#Finança POR MACIEL BEZERRA 08 DE SETEMBRO DE 2022

Foto: Divulgação

Ouvir as pessoas de forma clara, democrática e transparente, entender suas demandas e necessidades, elencando prioridades para o bem-estar da nossa gente. Com este intuito a Prefeitura de Cedro realizará na terça-feira (20/09), às 9 horas, no auditório do Centro de Educação Profissional Ivens Dias Branco (Senac), a discussão do orçamento para 2023. O orçamento participativo é uma consulta pública para que a população apresente propostas, discuta e defina junto à Prefeitura as prioridades para os bairros e comunidades.

O contador da Prefeitura de Cedro, Luciani Lacerda, traz detalhes. "Todos os órgãos públicos têm como obrigação enviar até o dia 01 de outubro para a Câmara Municipal o orçamento público referente ao exercício do próximo ano, no caso de 2023. Nele estão as decisões públicas e ações prioritárias para as demandas da sociedade. Já o orçamento participativo é um mecanismo de participação popular em que os habitantes discutem junto aos órgãos públicos as demandas deste ano."

Luciani compara o orçamento público com o familiar e reforça o convite para a participação da população, além de lembrar a importância da transparência. "Em casa temos o salário do mês e fazemos o orçamento mensal; o orçamento anual é através da previsão anual com a alocação das despesas. No poder público temos um recurso maior, mas funciona do mesmo jeito, a previsão da receita fixa a despesa e a população ajuda informando o que é mais importante para que o recurso seja bem gasto. Por isso é importante discutir as prioridades do município. As Leis garantem a transparência do processo, com o gestor sendo obrigado a fazer os controles e demonstrar a população, colocando tudo no site para o fácil acesso de todos."