Gestão municipal disponibiliza constantemente diversos serviços para o pessoal da melhor idade
Foto: Marcos Rodrigues
Levar aos idosos informações e serviços que façam a diferença na vida de todos que são atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e Centros de Referências em Assistência Social (Cras) de Cedro é missão da Prefeitura de Cedro. A ação é com êxito por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social. Quinzenalmente, os grupos das sedes urbana e rural se reúnem em torno de palestras, cursos, orientações, além do convívio social.
A Assistente Social Bárbara Rodrigues traz informações. "Estes grupos são importantes por proporcionarem aos idosos a oportunidade de informação de seus direitos e deveres, prevenção das doenças, comportamento, saúde e educação, ofertando cursos e também trocando ideias e experiências que muito tem agregado tanto a eles como a gente, além de lhes ouvir as experiências vividas".
Bárbara lembra a importância da rede de atendimento da Assistência Social e também das famílias. "Reforço o convite para que os familiares acompanhem seus idosos, sejam participativos na vida deles. O CRAS I tem um grupo na sede, funcionando no bairro de Fátima, e outro no distrito de Candeias".
A Assistente Social agradeceu a prefeitura de Cedro e a todos os envolvidos nas ações. "Obrigado aos profissionais da saúde, da educação e da nossa equipe pela dedicação; gratidão à gestão municipal que conta com profissionais capacitados na execução das políticas públicas. A secretária Luciana Vieira tem buscado oferecer o melhor ao nosso público-alvo. Também agradeço a participação da enfermeira Izlia Alencar no evento em Candeias, ela que está sempre disposta a essa troca de ideias e experiências".
Supervisora da Atenção Especializada, Izlia Alencar esteve no grupo de idosos e participou de uma roda de conversas, externando seu sentimento. "Foi uma tarde muito proveitosa, com aprendizado. Falamos um pouco sobre a prevenção do AVC. Os idosos sairam sabendo um pouco mais. Eu também aprendi com eles, e fiquei muito feliz e agradecida pelo acolhimento daquela comunidade. Agradeço a confiança e estou à disposição de todos que fazem a gestão do prefeito Joãozinho de Titico".
MAIS GRUPOS
Na quarta-feira, 17 de agosto, será retomado o grupo LGBTQIA+, às 18 horas, no CRAS I, com a participação da Técnica de referência responsável - Bárbara Rodrigues. O encontro tem como objetivo discutir a discriminação quanto à orientação sexual e/ou raça/etnia, além de inclusão de programas e projetos para a população.