Auxílio Brasil de R$ 600 e Auxílio Gás começaram a ser pagos na terça-feira, 9 de agosto
Foto: Divulgação
Levar informação clara e eficiente para aqueles que mais precisam e buscar tirar dúvidas, apoiando as famílias cedrenses, é dever da gestão municipal. Por isso, a Prefeitura de Cedro, por meio do Setor do Cadastro Único, informa que a população de Cedro que tem direito ao Auxílio Brasil receberá antecipadamente a parcela do mês de agosto. O início do pagamento ocorreu nesta terça-feira (9/8) e segue o calendário apresentado no final desta matéria.
O Coordenador do Cadastro Único em Cedro, Marcelo Martins, traz detalhes. "A antecipação se deu por conta do estado de emergência estabelecido pela PEC aprovada pelo Congresso Nacional em decorrência da instabilidade que existe no país, essa emenda trouxe a ampliação do Auxílio Brasil, que inicia o pagamento do valor de R$ 600,00 até dezembro deste ano. Além deste valor, também será pago o auxílio gás do Governo Federal."
Marcelo reforça a importância de manter o cadastro atualizado e com informações verdadeiras. "Temos um grande número de pais e mães solteiros que estão buscando realizar o cadastro; vale ressaltar que as informações repassadas são utilizadas para traçar diagnósticos socioeconômicos, por isto, é indispensável a veracidade do cadastro e aqueles que repassarem informações inverídicas poderão sofrer penalidades diversas, que incluem o bloqueio dos programas do Governo Federal e a devolução de valores já recebidos. Importante também manter o cadastro atualizado para que você possa receber os benefícios, serviços e programas".
A coordenação informa que, neste momento, apenas novos beneficiários receberão novos cartões. "O Governo Federal emitiu uma lista de cerca de 550 famílias que foram contempladas com o cartão do Auxílio Brasil. Neste primeiro momento o Governo emitiu os cartões para quem ainda não tinha conta, alguns estão disponíveis nos Correios, para quem não foi contemplado. É preciso ter paciência e aguardar a emissão de novos cartões", informou Marcelo Martins.
Lembrando que os beneficiários podem usar os antigos cartões ou meios digitais para ter acesso ao benefício.
Como se cadastrar
A pessoa que não tem Cadastro Único deve procurar o setor, apresentando documentos pessoais: RG, CPF, título, carteira de trabalho, registro de nascimento ou certidão de casamento e comprovante de residência. Programas como BPC, idoso, deficientes, isenção de concursos públicos, fomento a atividades produtivas rurais, tarifa social de energia elétrica e outros programas têm como base os dados disponibilizados no cadastro único.
O setor do Cadastro Único fica localizado na Rua Tabelião Raimundo Santos, 260, vizinho ao Detran, atendendo de 7h às 11h e de 13h às 17h.
CALENDÁRIO DE PAGAMENTO AUXILIO BRASIL
NIS de final 1: 9 de agosto
NIS de final 2: 10 de agosto
NIS de final 3: 11 de agosto
NIS de final 4: 12 de agosto
NIS de final 5: 15 de agosto
NIS de final 6: 16 de agosto
NIS de final 7: 17 de agosto
NIS de final 8: 18 de agosto
NIS de final 9: 19 de agosto
NIS de final 0: 22 de agosto