Moradores das zonas rural e urbana receberão a visita dos recenseadores em seus domicílios
Foto: Marciel Bezerra
Entender quem somos, quantos somos e como vivemos. Este é o objetivo do Censo Demográfico 2022 promovido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados coletados nas entrevistas servirão como base para diversas ações, tanto do setor público como da iniciativa privada. As entrevistas de casa em casa começaram na manhã da segunda-feira (01/08) em todos os municípios brasileiros. Em Cedro, a equipe é formada por 21 recenseadores que irão atuar na zona rural e urbana.
A coordenadora Censitária da Subárea de Iguatu, Daniela Oliveira, traz detalhes da ação. "Iniciamos a coleta do censo demográfico em todas as cidades do país, já estão em campo os recenseadores para aplicar os questionários e realizar a coleta de dados em todos os domicílios brasileiros. Identificados com boné, colete e crachá, com todas as informações do recenseador: nome, matrícula, foto, QR Code. Ele também estará munido de um aparelho chamado DMC."
Daniela reforça a importância dos dados coletados e da colaboração da população. "É importante que toda a população receba os nossos recenseadores em seu domicilio, pois estas informações são imprescindíveis para o conhecimento de toda a sociedade brasileira. A partir dos dados coletados, podemos subsidiar os investimentos em saúde, educação e também para o setor privado. Por isso, é importante colaborar com o censo demográfico para saber quantos somos, quem somos e como vivemos".
O agente Censitário Municipal (ACM) Geverson Gonçalves explica como é a atuação no município. "Temos aqui 21 recenseadores, que iniciaram essa grande pesquisa para descobrir como vive a população brasileira. Eles estarão com um crachá que contém um QRCode que servirá para conferir a identidade e informando que são pessoas credenciadas pelo IBGE. Cada recenseador estará com o DMC, equipamento utilizado para coleta de dados, além do colete e boné que contém a logo do IBGE."
Saiba mais!
O último Censo aconteceu em 2010 e as informações sobre o país estão desatualizadas. De acordo com a Coordenação Estadual do IBGE no Ceará, os recenseadores visitarão cerca de 3 milhões de domicílios no estado. As visitas ocorrem a partir das 6h e vão até o período noturno, de domingo a domingo. Em caso de dúvidas, a população pode acionar o IBGE pelo Centro de Apoio ao Censo, no número 0800 721 8181. A ligação é gratuita.