Grupo também venceu nas categorias melhor marcador e melhor rainha
Foto; Marciel Bezerra
Muita música, alegria e resgate das tradições do mês de junho. Assim foi o Festival Junino de Cedro, realizado na quinta-feira (28/07) na quadra do Centro Social Urbano (CSU). A quadrilha Explosão Junina, da Escola Estadual de Educação Profissional Francisca de Albuquerque Moura, foi a grande campeã, apresentando o tema: "O CEARÁ FEITO A MÃO - A DIVERSIDADE DO ARTESANATO CEARENSE".
O prefeito Joãozinho de Titico esteve presente e destacou a importância da realização do festival Junino em Cedro. "Nosso Festival de Quadrilhas promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, foi um sucesso. Ficamos muito felizes com a grande presença de público, pela interação do povo de Cedro. Ao longo desses dias trabalhamos bastante para que esse momento tão especial chegasse."
A Secretária de Cultura, Silvana Leite, agradeceu todos os envolvidos neste momento de valorização cultural. "Por conta da pandemia ficamos dois anos sem a realização do festival junino de nossa cidade, mas neste retorno tivemos um grande público. Agradeço de coração toda população que atendeu nosso convite, ao prefeito pelo fundamental apoio da gestão e parabenizo a Explosão Junina, que foi a campeã da noite, além das demais quadrilhas que fizeram grandes apresentações, vamos trabalhar para que Cedro possa estar nos próximos anos em festivais regionais".
Com a palavra, os quadrilheiros!
"Apesar do nervosismo, estamos muito felizes de ter ficado até o final e de ter conseguido, estou muito orgulhosa de cada um que dançou, da última fila a primeira todo mundo foi incrível e determinado, quero agradecer a todos e, em especial, ao prefeito Joãozinho, muito obrigado! Foi uma noite espetacular!". Geovana Gomes, noiva da quadrilha Explosão Junina.
"Espero que venha muito mais, foi bom demais participar, é um recomeço e espero que a gente continue sendo incentivado para levar o nome de Cedro para outras cidades, precisamos fazer com que o festival junino não se acabe. Esse evento foi muito bom, bem organizado e que venham muito mais festivais pela frente", disse o quadrilheiro Roberto Souza, qual a quadrilha dele?
"Apresentamos o tema, o Artesanato, meu Ceará Feito a Mão, levamos elementos como Crochê, Barro, Chapéu de Palha, para facilitar o entendimento do público e dos jurados, todos na coreografia de abertura com personagens como a Rainha, que representou a beleza do artesanato, o casal de noivos, representando os filhos dos artesãos e o marcador como boneco de barro. Os ensaios exaustivos valeram muito a pena, agradeço a gestão, aos jurados e a torcida que estava presente". Jamerson Calebe, vencedor da categoria marcador da quadrilha Junina Explosão Junina,
"A Explosão Junina é formada por alunos e ex-alunos da escola profissionalizante que se dedicam bastante, este é momento de muita felicidade e gratidão pela valorização da cultura e das tradições, momento de apresentar para fora dos muros, o que trabalhamos na escola, é a realização de um sonho. Parabenizo as outras quadrilhas que se apresentaram, quem ganha com tudo isto é o povo de Cedro. Agradeço aos organizadores do evento e ao prefeito Joãozinho por fortalecer a cultura e as tradições em Cedro". Aurélio Gomes, diretor da EEEP Francisca de Albuquerque Moura.
VENCEDORES:
CAMPEÃ:
??Quadrilha Explosão Junina - EEEP Francisca de Albuquerque Moura.
2º lugar - Rei do sertão - Comunidade de Vila Nova
3º lugar - Reis do Sertão - IFCE Campus Cedro
Casal de noivos - quadrilha rei do sertão - Comunidade Vila Nova
Melhor rainha - explosão junina - Escola EEEP Francisca de Albuquerque Moura
Melhor marcador - Explosão junina - EEEP Francisca de Albuquerque Moura