13-JUL-2022

Chitão 2022 já aquece economia em Cedro

Antes mesmo de a festa acontecer, empresários cedrenses já percebem o incremento em suas atividades

#Chitão2022 POR MACIEL BEZERRA 13 DE JULHO DE 2022

Foto: Arquivo pessoal/Ertim Morais

O tradicional Chitão de Cedro realizado pela PRefeitura, por meio da Secretaria do Turismo, está de volta após dois anos e promete aquecer a economia local, gerandi empregos e oportunidades. A festa acontece no sábado (16/07) no Centro Social Urbano (CSU), com entrada gratuita, e contará com as seguintes atrações: Chico de Tereza, Waldonys, Jonas Esticado, Mari Fernandez, Forró Real e Batista Lima.

Ao anunciar as atrações, o prefeito Joãozinho de Titico trouxe detalhes da realização e convidou todos os cedrenses para este tradicional encontro. "Em 2019 tivemos a festa do Chitão, em 2020 e 2021 não foi possível realizá-la por conta da Covid-19. Mas agora retornamos e a festa será realizada com recursos próprios do município. Esperamos a participação maciça da comunidade."

Os empreendedores locais estão animados com o aquecimento do comércio que ocorreu nos últimos meses, após a confirmação da realização da festa pelo prefeito Joãozinho.

Com a palavra, a gente que empreende

O empresário Luan Medeiros, da Pousada Medeiros, informa que as reservas acabaram nos primeiros dias após a confirmação da festa. "A gente ficou muito feliz, tivemos uma alta demanda desde o anúncio das atrações, e mesmo com a expansão da pousada não temos mais nenhum quarto disponível, inclusive com lista de espera. Isso dá oportunidade a várias pessoas".

O cabeleireiro Ticô Monteiro, do Espaço de Beleza Ticô Monteiro, informou que foi necessário expandir o horário de serviço para a clientela. "Desde o anúncio do Chitão, o fluxo aumentou muito, praticamente dobrou a procura; com isto, tivemos que aumentar o horário de serviço e com certeza a procura ainda está maior. Se o nosso comércio alavancou, consequentemente toda a economia também floresce, isso é muito bom".

Ertim Morais, da Oficina de Beleza Ertim Morais, enfatiza que o setor de beleza foi afetado durante a pandemia da Covid, mas que agora o comércio está aquecido. "Vivemos um momento difícil por conta da pandemia, mas hoje estamos com uma grande esperança de que a economia volte com força total. Observamos a crescente demanda das pessoas pelos serviços de beleza. Estamos muito contentes com a procura, que o Chitão venha com força total".

A jovem Carla Beatriz se uniu a uma amiga maquiadora profissional da cidade de Iguatu para atender durante o período do Chitão. "Devido à pandemia, ficamos dois anos sem Chitão, mas com o retorno este ano, entrei fiz essa parceria é uma amiga virá especialmente para Chitão, e realizar atendimento aqui em Cedro. É uma festa que traz benefícios para a nossa cidade".

A gestora Roberlânia, da Infinity Store e Infinity For Man, que atua com moda masculina e feminina, falou sobre a importância das atrações para que o Chitão se torne o maior de todos os tempos. "Parabenizo o prefeito por ter acertado na escolha. A procura por roupas quase dobrou e estamos na expectativa de que até o início do Chitão a procura aumente ainda mais".

A empreendedora Sabrina mantém uma loja física e virtual e confirma o aumento das vendas nos últimos dias. "Essa festa do Chitão trouxe aumento das vendas para o comércio de Cedro, estávamos sofrendo por conta da pandemia, mas com o Chitão deu uma melhorada muito boa. Agradecemos a Deus e a prefeitura que está organizando o evento".

Na gastronomia, a Arte Massas Delicatessen inovou, criando o Festival BURGER CHITÃO 2022, conforme explica o gestor Leandro Alencar. "O Chitão é uma festa muito esperada e estamos fazendo um evento no sábado, o Festival Burger Chitão 2022. Estaremos funcionando das 5h às 23h, na sexta e no sábado, e estamos com uma expectativa muito boa".

E para quem vai amanhecer o dia na festa, a gestora Renata, da Ótica Euro, faz um convite especial. "Você já escolheu seus Óculos Sport para amanhecer o dia na festa do Chitão? Ainda não? Na Ótica Euro temos óculos maravilhosos para você amanhecer o dia dançando um bom forró".

Cedro se despede do secretário de Esporte Ellesson Barbosa

Personalidade pública respeitável, gestor sempre comprometido com as causas do município, em favor da elevação da qualidade de vida dos cedrenses, deixa saudade

Inscrição para Ciclo Sesc 2024 começa hoje

Ciclistas podem se inscrever de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, na sede da Secretaria de Esporte