Paciente de 54 anos teve sintomas e recebeu a notificação no dia 16 de junho. Exames atestaram não se tratar da doença
Varíola dos macacos é semelhante à varíola que já foi erradicada, mas menos severa e menos infecciosa Foto: Science Photo Library
A Gestão Municipal tem acompanhado de perto a população cedrense, sempre buscando informar de forma clara e direta sobre a situação das doenças que podem atingir nossa gente. Nesta sexta-feira (30/06), mais uma boa notícia para o povo cedrense sobre o caso com hipótese diagnóstica inicial para Monkeypox (Varíola do Macaco). A Secretaria de Saúde recebeu os resultados que vieram do Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen), que descartaram a doença.
A Secretária de Saúde, Norma Marques, traz os detalhes e reforça a importância da prevenção. "Recebemos do Laboratório Central os últimos exames do nosso paciente suspeito. A boa notícia é que todos os exames deram negativo, o caso foi concluído, descartando totalmente a Varíola dos Macacos para esse paciente. Reforço a importância de se atentar aos cuidados, caso tenha febre súbita, presença de lesões, dores nas articulações. Procurem o sistema de saúde para que possamos avaliar. Ontem foi confirmado o primeiro caso no Ceará, e vamos continuar os cuidados e evitar esta e outras doenças."