Na quarta-feira (15 de junho) não haverá vacinação de adultos na Câmara Municipal; os que desejam se imunizar podem procurar a sede do Legislativo na segunda e terça-feira
Foto: Marciel Bezerra
Excepcionalmente nesta semana a vacinação contra a Covid-19 em Cedro, realizada na Câmara Municipal, ocorrerá em apenas 2 dias (13 e 14); o calendário retoma sua normalidade na semana seguinte. Atualmente, o município não conta com caso ativo da doença e, além da vacina contra a Covid, os cedrenses devem ficar atentos à vacinação contra o sarampo e influenza.
A Coordenadora da Imunização Thamires Sarah traz os detalhes. "Essa semana estaremos segunda e terça-feira na Câmara Municipal. Na segunda, adultos e adolescentes e na terça-feira, crianças, adolescentes e adultos. Sem esquecer que ainda estamos em campanha para a vacinação de sarampo e influenza, por isso, aqueles que podem se vacinar devem ir até o seu PSF, pois a campanha vai até o dia 24 de junho."
Já está valendo o novo decreto de enfrentamento à Covid-19, que recomenda o uso de máscaras em ambientes fechados, incluindo instituições de ensino e em locais abertos que possibilitem aglomeração. A medida foi tomada pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia para conter o aumento de casos positivos para a doença observado em todo o Brasil.
A governadora Izolda Cela anunciou a decisão e informou que o Governo vai ampliar o incentivo para a vacinação. "O decreto vigente determina o uso obrigatório de máscaras em transportes coletivos e equipamentos de saúde, recomendando o uso de máscara para idosos, pessoas com comorbidades e com sintomas gripais. A novidade é a ampliação dessa recomendação para os ambientes fechados, em especial os escolares, assim como em ambientes abertos onde exista aglomeração de pessoas. Além disso, estamos tomando medidas para impulsionar a campanha de vacinação".
Balanço da vacinação em Cedro
Desde o começo da imunização, o município aplicou 23.000 mil doses da 1ª, 23.000 mil doses da 2ª, 14.500 doses da 3ª e 2.500da 4ª dose; na dose única e reforço, foram aplicadas 920 doses. Ao todo, 63.920 doses foram aplicadas.