NOTÍCIAS

07-JUN-2022

Cedro sedia seminário sobre pesca artesanal e aquicultura

Encontro contou com a presença de técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), prefeitos e secretários de agricultura da região Centro-sul

#Agenda POR ASCOM 07 DE JUNHO DE 2022

Foto: Marciel Bezerra

Promover o empreendedorismo junto ao homem e a mulher do campo não apenas nas atividades de agricultura e criação de gado, mas também junto às fontes de água. Pensando neste tipo de ação, Cedro sediou na manhã da terça-feira (07/06), no auditório do Senac, o seminário desenvolvimento e oportunidades da pesca artesanal e aquicultura familiar em águas continental do estado do Ceará.

O assessor da secretaria do desenvolvimento agrário do Ceará (SDA), Dedé Teixeira, falou sobre as perspectivas do futuro da pesca. "O futuro é a aquicultura, que é exatamente o cultivo do peixe e do camarão, isso tem gerado renda, começou no litoral e está avançando pelo Rio Jaguaribe. A gente tem que ir a campo e sentir para juntar as pessoas, aqueles que querem o bem e junto com parcerias com Sebrae, Governo do Estado, Senac, porque parceria é fundamental, ninguém vive só no mundo.

O prefeito de Cedro, Joãozinho de Titico, destacou a importância do evento. "Muito feliz em estar participando deste momento, estivemos a alguns dias na sede da SDA para tratar sobre a pesca em nosso município e sabemos que nosso ponto alto é o Açude Ubaldinho, com uma colônia que produz pescado de qualidade mesmo com todas as dificuldades ligadas à produção e comercialização, mas ainda temos que trazer peixe de fora, isto é, tem uma demando interna que precisamos analisar. Além do Ubaldinho, temos diversos amigos que estão nessa luta para tirar o seu sustento da pesca e a gente tem que apoiar e fomentar essa cadeia produtiva aqui no município."

Além da pesca, o município conta com a produção de Camarão. "A gente analisa e pensa que produzir camarão é algo grande para ter uma produção, mas quem iniciou ou quem vai iniciar um plantel ou viveiro de camarão pode iniciar pequeno. A gente acompanha grandes viveiros entre Cascavel e Icapuí, mas em Cedro a gente já começou a produzir também". Destacou o gestor municipal.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito